Honda fará recall global de 200.000 carros
Fabricante diz que os veículos podem apresentar problemas nos motores. Civic poderá ser convocado no mercado brasileiro
A cúpula da Honda Motors no Japão anunciou nesta segunda-feira (25) que fará um recall mundial envolvendo cerca de 200.000 automóveis de passeio. A fabricante afirma que os veículos podem apresentar defeitos em peças do sistema de arrefecimento, que se no caso de mau funcionamento podem comprometer a operação correta do motor, que nos casos mais graves pode apagar de forma repentina, aumentando o risco de acidentes.
Somente no Japão, a Honda fiz ter recebido 63 reclamações de clientes relatando o problema. Apesar da possibilidade, não foram registrados acidentes decorrentes do possível defeito. A marca diz que no país asiático mais de 50.000 unidades dos modelos Stream, Crossroad e Civic fabricados entre julho de 2008 e julho de 2010 terão de ser chamados para revisão.
A fabricante oriental ainda complementa o anúncio dizendo que outros 100.000 veículos Honda podem ser afetados na América do Sul e mais 6.800 exemplares na Europa, também por conta de possíveis inadequações no sistema de arrefecimento. Há também veículos a serem revisados no Oriente Médio e África. Já os Estados Unidos, um dos maiores mercados na marca, ficou de fora da ação mundial.
A divisão brasileira da Honda, porém, ainda não confirma a realização do recall no Brasil, onde pode haver a necessidade de revisar o sedã Civic. Em nota, a marca diz que “está analisando a situação das unidades do modelo New Civic produzidas em território nacional”. Assim que tiver uma posição da engenharia, a montadora informará sua posição sobre o assunto.