Honda mostra os primeiros detalhes do SUV do Civic que chegará ao Brasil

Rival do Toyota Corolla Cross, modelo terá três versões nos EUA
SUV intermediário da Honda derivado do Civic deverá adotar o nome ZR-V no Brasil

SUV intermediário da Honda derivado do Civic deverá adotar o nome ZR-V no Brasil | Imagem: Divulgação

A divisão norte-americana da Honda revelou na manhã desta terça-feira (7) os primeiros detalhes de seu inédito SUV intermediário baseado na 11ª geração do Civic. O utilitário esportivo em questão está confirmado para chegar ao mercado brasileiro em 2023, sendo um rival para Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, VW Taos, entre outros SUVs intermediários. 

Em nosso país, é muito provável que o modelo utilize a designação ZR-V, nome apresentado na China e que também será utilizado no mercado europeu. 

Nos EUA, o SUV será oferecido em três versões (LX, Sport e EX-L), sendo que todas contarão com motor 2.0 16V sob o capô. Por lá, o propulsor entrega 160 cv (158 hp) e 19 kgfm de torque. 

O câmbio será uma caixa CVT e, dependendo da versão, o SUV poderá oferecer tração dianteira ou o sistema de tração integral Real Time AWD com a função Intelligent Control, que pode aumentar o fluxo de torque para as rodas traseiras em pisos de baixa aderência. O modelo também contará com o sistema de auxílio eletrônico para declives, que controla de forma automática a velocidade do veículo em um intervalo entre 4 km/h e 20 km/h, dependendo do ajuste efetuado pelo condutor. 

Modelo promete oferecer cabine versátil e confortável para 5 passageiros
Modelo promete oferecer cabine versátil e confortável para 5 passageiros
Imagem: Divulgação

Ainda em termos estruturais, merece destaque o fato do SUV contar com suspensão independente nas quatro rodas, sendo que o eixo traseiro é do tipo multibraço. 

VEJA TAMBÉM:

Bem equipado, o modelo também conta com o conjunto mais avançado de câmeras e sensores para o pacote Honda Sensing de assistentes de condução, com destaque para o piloto automático com função especial para o uso em congestionamentos, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com monitoramento para outros veículos, pedestres e ciclistas, frenagem autônoma de emergência, entre outros. 

Dependendo da versão, o SUV poderá contar com tela de 7” ou 9” para a central multimídia, sendo que o painel de instrumentos será sempre digital com display de 7”. O modelo contará também com monitoramento de pontos cegos nas versões mais caras. 

Painel do SUV remete ao que encontramos na geração mais recente do Civic
Painel do SUV remete ao que encontramos na geração mais recente do Civic
Imagem: Divulgação

Em  alguns mercados, como o chinês, o Honda ZR-V foi apresentado também com motorização 1.5 turbo, porém nos resta aguardar para saber qual será a configuração que a fabricante japonesa vai optar para o mercado brasileiro.  

De qualquer forma, o SUV inédito será um reforço interessante não só na gama Honda em nosso país, bem como para aumentar a concorrência no segmento. Um produto que, certamente, vale a pena ser aguardado. 

Nos EUA, SUV transformou-se na nova geração do HR-V, porém é um produto distinto do utilitário esportivo nacional
Nos EUA, SUV transformou-se na nova geração do HR-V, porém é um produto distinto do utilitário esportivo nacional
Imagem: Divulgação