Honda também terá rival para o Nissan Magnite

Onda de SUVs pequenos, com menos de 4 m de comprimento, começa a surgir na Índia. Novidade pode aposentar o WR-V
Honda

Honda | Imagem: Divulgação

Em 2020, o mercado indiano viu o surgimento de uma nova onda de SUVs. De pequeno porte, têm menos de 4 m de comprimento para se aproveitarem de impostos menores por lá, algo como o IPI menor para carros 1.0 no Brasil. Daí vieram modelos como Kia Sonet, Hyundai Venue (mini-Creta) e, mais recentemente, o Nissan Magnite, recém-revelado e que tem chances de ser fabricado no Brasil.

Com isso, mais montadoras estariam de olho no potencial desse novo mercado de SUVs menores, com a Renault devendo lançar o Kiger, baseado na plataforma do Kwid, em breve. Informações do site Rush Lane afirmam que até mesmo a Honda estaria de olho em tal segmento, com a possibilidade de apresentar um inédito “ZR-V” já em maio de 2021.

Saiba mais: Honda HR-V vai mudar; confira como deve ficar o resultado

O projeto estaria sendo tocado pela filial indiana da Honda, com apoio de profissionais das Filipinas. A ideia da marca seria aumentar a rentabilidade a partir de um posicionamento competitivo neste novo segmento de SUVs, firmando a presença da nipônica nos concorridos mercados do sudeste asiático.

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do Honda HR-V
Projeção da próxima geração do Honda HR-V: SUV compacto pode inspirar o ZR-V
Imagem: Kleber Silva

As informações ainda são limitadas, mas o “ZR-V” seria voltado a um público mais jovem. Ele utilizaria por base a arquitetura do sedã Honda Amaze vendido na Ásia. O modelo é fabricado na Índia com 90% de índice de nacionalização, o que dá à Honda daquele país bastante autonomia no desenvolvimento. Assim como no três volumes, são esperados motores 1.2 a gasolina de 90 cv e 1.5 turbodiesel de 100 cv, com transmissões manual de 5 marchas ou automática do tipo CVT.

Porém, a Honda precisará fazer uma escolha por lá. O WR-V, feito somente no Brasil e na Índia, tem proposta similar, mas não atrai a atenção do público mais jovem por lá. A publicação indiana diz que há a possibilidade de que a Honda aposente o aventureiro baseado no Fit em prol da novidade com mais cara de SUV e foco em tecnologias de conectividade. Caberia ao “ZR-V” o papel de atuar na porta de entrada do segmento no catálogo da marca, vindo abaixo do HR-V

Honda WR-V 2021
Com a chegada de um novo SUV pequeno, Honda WR-V pode ser descontinuado
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!