Bom modelo para o Brasil? Honda terá SUV 7 lugares acessível

Imagens de patentes registradas na Indonésia confirmam conceito N7X como sucessor do Honda BR-V
Honda N7X Concept

Honda N7X Concept | Imagem: Reprodução

O segmento de modelos 7 lugares passa por alguns picos no Brasil.

Nos anos 2000, modelos como Chevrolet Zafira, Nissan Grand Livina, entre outros, eram ótimas alternativas de modelos familiares com três fileiras de assentos.

O sucesso avassalador dos SUVs, entretanto, varreram do cenário nacional modelos como as station wagons e as minivans.

Logo, quem precisava de um modelo mais espaçoso, com capacidade acima dos 5 lugares e preço não tão elevado, encontrava nos últimos anos apenas o Chevrolet Spin e o Fiat Doblò como as opções nacionais.

Nos últimos anos, porém, o cenário começou a se tornar mais favorável para quem tem uma família mais numerosa e precisa de um modelo com três fileiras de assentos.

A Volkswagen obteve bastante sucesso com a importação do Tiguan Allspace do México ao Brasil, enquanto, na gama CAOA Chery, o SUV grande Tiggo 8 aparece como um dos seus modelos mais vendidos.

Categoria volta a ganhar atenção

A categoria vai crescer neste ano com o lançamento do Jeep Commander produzido em Goiana (PE), bem com a Renault também possui planos de nacionalizar o SUV baseado no conceito Dacia Bigster. Importante também mencionarmos o Hyundai Alcazar, SUV derivado do Creta que conta com opções de 6 ou 7 assentos. 

A introdução foi longa, mas necessária para explicar o motivo pelo qual vale a pena prestarmos muita atenção em um conceito revelado pela Honda em maio deste ano na Ásia.

Estamos falando do protótipo N7X, que, segundo imagens de patente que surgiram nesta semana na Indonésia, será de fato o sucessor do Honda BR-V para os mercados asiáticos.

Os dois grandes destaques do conceito Honda N7X ficam por conta da presença dos 7 lugares, como o nome (New 7-Seater eXcitement) sugere, além do fato de que seu projeto se enquadra na necessidade de países emergentes, ou seja, foi pensado para oferecer preço acessível.

Como é possível ver nas imagens, o Honda N7X Concept oferece um porte interessante, sem exagerar no tamanho, mas preservando a robustez que esperamos encontrar em um SUV sobretudo com três fileiras de assentos.

Segundo as informações que surgiram na Ásia, o novo Honda BR-V derivado do N7X Concept deverá contar com motor 1.5 de 120 cv e apenas tração dianteira.

O pacote de assistentes de condução Honda Sensing também deverá estar presente no veículo, contemplando recursos como o piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, entre outros.

Um bom modelo também para o Brasil?

Por fim, vale ressaltar que a Honda vai compor sua gama nacional com cada vez mais produtos desenvolvidos para mercados emergentes, como é o caso da nova geração do City.

A novidade vai estrear no Brasil até o fim deste ano inclusive em sua versão hatchback, a qual vai ocupar o posto do Fit como o modelo de entrada da marca por aqui.

O motor 1.5 aspirado com injeção direta que vai figurar sob o capô do City nacional, inclusive, é o mesmo que está previsto para o novo BR-V na Ásia.

Com isso, a Honda tem pronto um excelente modelo caso queira atuar na categoria de SUVs 7 lugares aqui no Brasil. Vamos acompanhar de perto!

Honda N7X Concept
Honda N7X Concept
Imagem: Divulgação