Hyundai e Kia preparam investida em SUVs

Marcas querem se destacar no segmento de utilitários, incluindo picapes
Kia Telluride (conceito)

Kia Telluride (conceito) | Imagem: Divulgação

O movimento dos consumidores buscando cada vez mais utilitários esportivos e picapes está longe de ser classificado como uma tendência e, ao redor do mundo, já se consolidou tomando a dianteira na preferência do público. No Brasil, bem como nos principais mercado ao redor do planeta, a demanda por SUVs já cresce até mesmo sobre os sedãs, tipo de carroceria que até então era a que parecia menos abalada pelo novo direcionamento de compra dos consumidores.

Olhando para essa situação, o grupo Hyundai Kia promete uma investida em utilitários esportivos e picapes, em especial nos EUA, como os principais executivos responsáveis pelas duas marcas anunciaram em entrevista ao Automotive News.

No caso da Hyundai, o CEO para os EUA, Wonhee Lee, declarou que a marca “terá uma linha completa de SUVs”. “Nós estamos tentando aumentar nossa capacidade de adaptação. Quando o mercado de SUVs cresce, nós seremos capazes de atender essa demanda”, explicou.

Atualmente a Hyundai oferece três utilitários esportivos nos EUA, no caso o Kona, a geração mais recente do Tucson e o Santa Fe. Para ampliar o leque de opções e dar mais participação aos SUVs na gama Hyundai, a montadora já tem nos planos investir no SUV grande Palisade, que terá 8 lugares e vai concorrer com modelos como o Toyota Highlander. Outro modelo de grande porte, claramente focado no mercado norte-americano, também está em desenvolvimento, bem como um também inédito crossover subcompacto que atende pelo nome de projeto QX.

Para os EUA, a Hyundai também espera avançar com seu projeto da Santa Cruz, picape compacta-média nos moldes da Fiat Toro e da Renault Duster Oroch. Vale a pena lembrar, olhando para o mercado brasileiro, que a Hyundai revelou há dois anos no Salão de São Paulo um conceito de uma picape derivada do Creta. Para nossa região também está nos planos uma picape média da marca, que disputaria mercado com Toyota Hilux e cia.

Se saírem do papel, entretanto, podemos esperar as novas picapes para ganharem o mercado a partir de 2020, já que ainda precisam de mais tempo para desenvolver seus projetos.

Do lado da Kia, o CEO da fabricante nos EUA, Han-Woo Park, anuncia que a marca também olha para o segmento dos SUVs grandes com a estreia do Telluride, modelo com 3 fileiras de assentos, para o próximo ano nos EUA. A fabricante também trabalha na outra ponta e desenvolve um SUV compacto derivado do protótipo SP Concept. É interessante ficarmos de olho nesses modelos de porte compacto tanto da Hyundai quanto da Kia, até mesmo por nos darem um direcionamento do que podemos esperar para a próxima geração do Creta ou quem sabe até vislumbrar a oferta de novos modelos aqui no Brasil.

Entre as picapes, a Kia não descarta a possibilidade de investir também em uma picape compacta, mas sabe que não é um segmento fácil. “Não há planos muito concretos para uma picape da Kia, em especial porque não é um segmento fácil, sobretudo nos EUA”, explica Park.

Vamos ver se as marcas sul-coreanas nos dão alguns sinais do que podemos esperar em termos de novidades para o Brasil. Talvez uma das mais relevantes deva ser a nova geração do Hyundai HB20, modelo que foi sucesso de público e crítica desde o lançamento e deverá ser renovado no próximo ano.

Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa