Hyundai Elantra celebra 10 milhões de unidades vendidas

Lançado em 1990, Hyundai Elantra é um dos responsáveis pelo crescimento da marca no mercado mundial

Hyundai Elantra de 5ª geração | Imagem: Divulgação

Com pouco mais de vinte anos de mercado, o Hyundai Elantra chegou a 10 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo. O sedã, que está em sua quinta geração, se posiciona como um dos modelos mais importantes da linha da marca e inclusive foi o responsável por alavancar boa parte das vendas e melhorar a imagem da Hyundai em diversos mercados.

De acordo com dados divulgados pela fabricante, o Elantra registra um volume de 420 mil modelos vendidos por ano no mercado global, o que dá cerca de 1,1 mil unidades por dia e uma média de 45 exemplares a cada hora.

“Chegar a esta marca histórica é uma prova de poder de permanência do Elantra e o apelo global de um veículo que oferece design atraente, funcionalidade e desempenho líder na sua categoria”, disse Tak Uk Im, chefe de operações da Hyundai. “Como uma empresa que também mostra a capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças das preferências dos consumidores e continuar oferecendo o segmento de carros compactos [ou médios, no Brasil] com características antes reservadas para veículos de luxo”, acrescentou o executivo.

Carreira discreta no Brasil

Nem mesmo com tanta bagagem, o Elantra conseguiu o mesmo destaque no Brasil que tem no exterior. O modelo retornou ao mercado há alguns anos, mas com preço caro e uma configuração inferior aos rivais - tinha freios a tambor na traseira, algo inadmissível. A Hyundai melhorou o pacote, mas as vendas são discretas, principalmente com as restrições do Inovar Auto para importados.

Atualmente, o Hyundai Elantra é vendido no mercado brasileiro apenas na configuração GLS, com motor 2.0 litros de até 178 cavalos de potência e transmissão automática de seis marchas. O preço do sedã médio é de R$ 89.750, ou R$ 92.790 caso o consumidor queira teto solar, o único opcional disponível.