Hyundai equipa modelos com sistema que evita aceleração involuntária nos EUA

Equipamento pode se tornar obrigatório em todos os carros vendidos naquele mercado

Linha Hyundai Elantra vendida nos Estados Unidos | Imagem: Divulgação

Sabe aquele problema de aceleração involuntária que assombrou montadoras como Toyota e Honda há alguns anos? A Hyundai divulgou que equipará todos os seus modelos à venda nos Estados Unidos, seja ele fabricado ou importado para lá, com um sistema que evita esse tipo de acidente.

O funcionamento do recurso eletrônico ocorre da seguinte forma: caso o equipamento entenda que o motorista esteja tentando parar o carro ele suspende a aceleração, mesmo que os pedais do acelerador e do freio sejam pressionados simultaneamente.

Leia também: Hyundai ix35 flex parte de R$ 88 mil

A marca alegou que promoveu a instalação do equipamento em seus carros para garantir a segurança de seus clientes, mas vale destacar que ainda está em análise uma proposta do NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) que tem como base tornar esse item obrigatório em todos os carros vendidos naquele mercado.

Coincidentemente...

Um exemplar do sedã médio de luxo da Hyundai, o Sonata, pode ter sofrido do “mal de aceleração involuntária” na Coréia do Sul. Um vídeo, gravado de dentro do veículo, foi divulgado na internet no dia 8 de maio e mostra que, ao sair de uma vaga de estacionamento, o carro parte em arrancada.

Logo em seguida o motorista, que não consegue parar o veículo, passa por um semáforo vermelho em alta velocidade e desviando de outros automóveis e no cruzamento seguinte bate de frente em outro carro.

Assista abaixo ao vídeo publicado no Youtube:

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!