A Hyundai não apenas estudou os concorrentes nacionais antes de lançar o HB20, mas também adotou a prática de promover vários retoques numa geração antes de mudá-la por completo. É o que vemos agora na linha 2019 do hatch e da versão sedã HB20S, que já acumulam quase seis anos no mercado.

Em produtos globais como o Tucson ou o i30 (já fora do Brasil), o intervalo entre uma geração e outra é de cinco ou no máximo seis anos. Como o HB20 é automóvel regional, só vendido em alguns países vizinhos, o custo de desenvolvimento tem de ser coberto pela comercialização em nosso mercado. Junte-se a isso o fato de o compacto ainda ser bastante relevante nas vendas – o hatch é vice-líder apesar de acossado pelo Ford Ka. - e a Hyundai tem todos os argumentos para manter a atual geração em linha por mais tempo. E é o que a montadora sul-coreana resolveu fazer ao dar um novo tapa no visual e no conteúdo do modelo na linha 2019. Não tem a mesma escala vista na mexida de 2015, mas o suficiente para marcar a virada de ano.

Por fora, por exemplo, o HB20 exibe uma grade com pequenos ‘traços’ moldura cromada – as versões Turbo é a exceção ao exibir aletas em vez do acabamento “Mesh Type”. As lanternas por sua vez foram escurecidas no 1.0 e ganharam o mesmo estilo do HB20S no 1.6. Como é normal, as rodas são novas, uma forma barata e eficiente de chamar a atenção.

Unique no lugar do Comfort

No interior, a principal novidade é a oferta da central multimídia BlueMedia com TV digital, antes só disponível na série especial da Copa do Mundo FIFA. Além dela, a Hyundai substituiu o painel de instrumentos por um cluster redesenhado e batizado com o pomposo nome de “Supervision Cluster Sport”, mas a imagem de divulgação mostra o mesmo elemento de sempre.

O HB20X também recebeu nova roda aro 16 enquanto o esportivo R Spec passa a conta com grade, faróis de neblina e rodas aro 15 com detalhes em preto.

Curiosamente, a marca decidiu rebatizar a versão Comfort, de entrada. Agora ela se chama Unique, mesma nomenclatura usada pela Nissan, mas nas versões mais sofisticadas do Versa, por exemplo. Ela passou a custar R$ 43.990 sem opcionais. Veja abaixo outros valores:

Hyundai HB20 Unique 1.0 – R$ 43.990
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 – R$ 47.590
Hyundai HB20 Turbo 1.0 – R$ 51.790
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 – R$ 54.550
Hyundai HB20 R Spec 1.6 automático – R$ 63.690
Hyundai HB20 Premium 1.6 automático – R$ 66.790

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 – R$ 51.590
Hyundai HB20S Turbo .10 – R$ 57.590
Hyundai HB20S Comfort Plus 1.6 – R$ 60.150
Hyundai HB20S Style 1.6 automático – R$ 66.090
Hyundai HB20S Premium 1.6 automático – R$ 70.690

Hyundai HB20X Style 1.6 manual – R$ 63.100
Hyundai HB20X Style 1.6 automático – R$ 67.600
Hyundai HB20X Premium 1.6 automático – R$ 71.700

Veja também: Divórcio entre Hyundai e CAOA promete ser ruidoso

 
 
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
 
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20 2019
Hyundai HB20S 2019
 
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20S 2019
 
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20S 2019
 
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20S 2019
 
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20S 2019
Hyundai HB20X 2019
 
Hyundai HB20X 2019
Hyundai HB20X 2019
Hyundai HB20X 2019
 
Hyundai HB20X 2019
Hyundai HB20X 2019
Hyundai HB20X 2019
 
Hyundai HB20X 2019
Hyundai HB20X 2019
Hyundai HB20X 2019
 
Hyundai HB20X 2019
Hyundai HB20X 2019
 
 
Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/