Hyundai, Honda e Toyota têm os seminovos mais valorizados do mercado

Segundo pesquisa, aumento no preço dos seminovos alcança média de 15,9% neste ano
Hyundai HB20S 2021

Hyundai HB20S 2021 | Imagem: Divulgação

Como já abordamos aqui no AUTOO, os seminovos encareceram tanto nos últimos meses que “investir” em um automóvel tornou-se algo mais rentável do que formas tradicionais de aplicação.

Até mesmo no mercado PcD, a valorização dos modelos adquiridos no regime de compra com isenção salta aos olhos, com modelos como o Chevrolet Tracker, por exemplo, quase dobrando de valor.

Nesta semana, uma pesquisa da Mobiauto nos ajuda a colocar em perspectiva quais são as marcas que mais se beneficiaram com a onda de supervalorização dos usados.

A plataforma constatou uma valorização média de 15,9% no preço de automóveis e comerciais leves seminovos considerando o acumulado do ano até o mês passado. Foram analisados 555 veículos das 13 principais marcas automotivas comercializadas no país.

Saiba mais: carro usado já é mais rentável do que CDI, Tesouro e até Bolsa

Com média de 20,2% de aumento nos preços de seus veículos seminovos, a sul-coreana Hyundai lidera a valorização de mercado entre as marcas. A fabricante foi seguida pela Honda (19,1%) e Toyota (18,5%).

Um dado interessante é que, das cinco marcas melhor posicionadas no ranking, somente a Fiat (4ª colocada no geral, com 18,2% de valorização em seus seminovos) pertence ao tradicional grupo das marcas pioneiras no país, junto com VW (7ª posição, 16,80%), Chevrolet (8ª, 16,70%) e Ford (10ª, 13,60%), sendo esta última a única a se colocar abaixo da média geral”, destaca a Mobiauto. 

Conta a favor da Hyundai, na análise da empresa responsável pelo estudo, o bom trabalho no pós-venda e o maior prazo de garantia que a fabricante concede a seus veículos, hoje equiparado pela Toyota. 

Além de dar 5 anos de garantia, a marca trabalha com cesta de peças de reposição com preços competitivos e tem erguido a fama de produzir carros confiáveis. Repare que ela desbancou até as duas tradicionais marcas japonesas, que são Honda e Toyota, nos índices de valorização”, analisa o consultor automotivo Sant Clair Castro Jr., CEO da Mobiauto. 

Confira, abaixo, um resumo das 13 marcas com os seminovos mais valorizados: 

Marca - Valorização média dos seminovos no acumulado de 2021

Hyundai - 20,2%

Honda - 19,1%

Toyota - 18,5%

Fiat - 18,2%        

Nissan - 18%

Jeep - 17,3%

Volkswagen - 16,8%

Chevrolet - 16,7%        

CAOA Chery - 14,6%        

Ford - 13,6%

Renault - 13,3%        

Peugeot - 10,9%

Citroën - 10,4% 

Hyundai Creta 2021
Hyundai Creta 2021
Imagem: Divulgação