Hyundai lança carro de R$ 10 mil na Índia

Para apenas quatro pessoas, Eon brigará com modelos de baixo custo como o Suzuki-Maruti Alto e até com o Tata Nano

Novo Hyundai Eon | Imagem: Divulgação

Após ter conquistado consumidores de todas as partes do mundo com modelos como Veloster, Sonata, Azera e i30, a Hyundai agora mira no segmento considerado mais promissor, o de carros de baixo custo para países emergentes. O país escolhido para começar essa investida é a Índia, terra natal do Tata Nano, o veículo mais barato do mundo.

O subcompacto que a marca sul coreana está lançado naquele mercado é o Eon, um carrinho que teve algumas imagens vazadas recentemente na internet.

Utilizando como base o irmão europeu i10, o veículo chega para se tornar o menor carro em produção da marca coreana, medindo 3,49 m de comprimento, 1,50 m de altura, 1,55 m de largura e apenas 2,38 m de entre eixo. Para efeito de comparação, o atual Ford Ka vendido aqui no Brasil tem 3,83 m de comprimento, 1,44 m de altura, 1,64 m de largura e 2,45 m de entre eixo.

O Eon terá como concorrente principal na Índia o Suzuki-Maruti Alto, é equipado com um motor  de 0.8 litro movido a gasolina que, junto com uma caixa de transmissão manual de cinco marchas, é capaz de desenvolver 56 cv. Segundo dados divulgados pela Hyundai, o subcompacto consegue rodar 21,1 km com um litro de combustível.

O modelo leva apenas quatro pessoas, tem seis níveis de acabamento e pode receber ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de áudio com entrada USB e conexão Bluetooth, volante com regulagem de altura e rodas aro 12 ou 13 polegadas. Na lista de itens de segurança, o modelo só tem o airbag e apenas para o motorista. Freios ABS e controle de estabilidade não estão disponíveis nem como opcionais.

Os preços partem de 269.999 rúpias (cerca de R$ 9.500) para o modelo básico e pode chegar a 371.869 rúpias (R$ 13.100) no modelo topo de linha equipado com todos os itens opcionais. De certa forma, o Eon pode até tirar clientes do Nano que, apesar do preço acessível, não agradou em cheio aos indianos.

Ao mesmo tempo em que lança o Eon na Índia, a Hyundai desenvolve outra estratégia para o Brasil. Aqui, o foco é o segmento de carros compactos com mais equipamentos, potência e conforto. Para isso, a marca desenvolve o projeto HB, que dará origem a um hatch, um sedã e um crossover, todos eles fabricados em breve na cidade de Piracicaba, em São Paulo.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise