Hyundai propõe transporte individual em carro com formato de ovo

Excêntrico Protótipo E4U tem motorização elétrica para curtos deslocamentos

Hyundai E4U Concept | Imagem: Hyundai

Quem não tiver vergonha de chamar atenção nas ruas vai se dar bem no futuro com o carro futurista da Hyundai. A montadora mostrou nesta sexta-feira (5) no Salão de Seul, na Coreia do Sul, o protótipo E4U, um veículo supercompacto desenvolvido para o transporte individual. Não só pela funcionalidade, o projeto se destaca pelo desenho totalmente fora do comum.

O E4U tem o formato de ovo e sua altura não passa de 1,50 metro. Além disso, toda “carroceria” do conceito é de plástico transparente, o que o torna muito leve. Segundo a marca, o veículo pesa apenas 80 kg.

Parecido com um Segway, o E4U tem motor elétrico de 500 watt, cerca de 0,6 cv, e atinge até 30 km/h de velocidade máxima, o que segundo a marca é o suficiente para curtos deslocamentos em vias urbanas – a autonomia do veículo não foi divulgada. O projeto coreano, todavia, possui um pequeno banco para o motorista, enquanto no veículo na marca americana o condutor viaja de pé.

O mecanismo funciona com uma roda propulsora, fixada embaixo da carroceria, enquanto duas pequenas rodas na traseira mudam a trajetória do veículo. Os comandos de aceleração e direção do protótipo são acionados apenas com os pés e o motorista ainda pode viajar com a cabeça protegida por um “capacete-parabrisa”, que posteriormente pode ser guardado no topo do E4U, selando a “casca” do ovo.

De acordo com a fabricante, o nome do projeto é inspirado em quatro palavras que começam com a letra E: evolução, eletricidade, “eco-friendly” (sustentável) e, claro, “egg” (ovo, em inglês). A Hyundai, no entanto, ainda não divulgou se vai produzir o E4U em série.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!