Hyundai revela sua primeira plataforma 100% elétrica

Nova arquitetura, chamada de E-GMP, deve servir de base para os próximos lançamentos eletrificados da marca sul-coreana
Detalhe da futura gama Ioniq, família de modelos elétricos da Hyundai

Detalhe da futura gama Ioniq, família de modelos elétricos da Hyundai | Imagem: Divulgação

Enquanto alguns carros elétricos nascem da adaptação de um modelo a combustão, o caminho ideal é desenhar o veículo do zero com a propulsão eletrificada em mente. E ter uma plataforma única para diversos modelos é uma das formas mais eficientes de diluir seus custos de desenvolvimento. E foi exatamente isso que a Hyundai anunciou.

A marca sul-coreana divulgou sua primeira plataforma modular elétrica, chamada de E-GMP. Segundo a empresa, ela promete dar versatilidade para se adaptar a diversos tipos de propostas, como SUVs, sedãs e utilitários compactos, por exemplo. A Hyundai afirmou ainda que a arquitetura também será a base para futuros lançamentos de modelos convencionais e veículos de alto desempenho.

Saiba mais: Conheça a Ioniq, submarca de elétricos da Hyundai

Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Imagem: Divulgação

Em termos gerais, a Hyundai afirma que a nova plataforma E-GMP permitirá oferecer veículos elétricos com autonomia de mais de 500 km pelo padrão WLTP e desempenho de referência com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, além de velocidade máxima de até 260 km/h. O espaço interno também deve ser priorizado, com maiores possibilidades de entre-eixos, enquanto a empresa lançará mão de um conjunto de suspensão independente na traseira para aprimorar o conforto e a dirigibilidade.

Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Imagem: Divulgação

A recarga também promete ser mais eficiente, com possibilidade de recuperar 80% da carga em apenas 18 minutos e 100 km de autonomia em 5 minutos usando uma estação rápida de 350 kW (800 V). A nova base E-GMP permite configuração de tração traseira com motor único ou tração integral, com motor duplo, sendo que nesta última o motor dianteiro pode ser desconectado quando não estiver em uso para melhorar a eficiência. 

Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Imagem: Divulgação

Com a E-GMP, a Hyundai estreará também um módulo de propulsão integrado, com motor, inversor e transmissão final instalados no chassi como uma peça única. De acordo com a empresa, a nova plataforma é peça-chave para o lançamento de 23 veículos eletrificados, sendo 11 deles 100% elétricos. Com a nova submarca Ioniq, que oferecerá apenas modelos movidos a baterias, a companhia lançará até 2024 o trio Ioniq 5 (crossover), Ioniq 6 (sedã) e Ionic 7 (SUV).

Unidade de força integrada da plataforma Hyundai E-GMP
Unidade de força integrada da plataforma Hyundai E-GMP
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa