Hyundai revela sua primeira plataforma 100% elétrica

Nova arquitetura, chamada de E-GMP, deve servir de base para os próximos lançamentos eletrificados da marca sul-coreana
Detalhe da futura gama Ioniq, família de modelos elétricos da Hyundai

Detalhe da futura gama Ioniq, família de modelos elétricos da Hyundai | Imagem: Divulgação

Enquanto alguns carros elétricos nascem da adaptação de um modelo a combustão, o caminho ideal é desenhar o veículo do zero com a propulsão eletrificada em mente. E ter uma plataforma única para diversos modelos é uma das formas mais eficientes de diluir seus custos de desenvolvimento. E foi exatamente isso que a Hyundai anunciou.

A marca sul-coreana divulgou sua primeira plataforma modular elétrica, chamada de E-GMP. Segundo a empresa, ela promete dar versatilidade para se adaptar a diversos tipos de propostas, como SUVs, sedãs e utilitários compactos, por exemplo. A Hyundai afirmou ainda que a arquitetura também será a base para futuros lançamentos de modelos convencionais e veículos de alto desempenho.

Saiba mais: Conheça a Ioniq, submarca de elétricos da Hyundai

Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Imagem: Divulgação

Em termos gerais, a Hyundai afirma que a nova plataforma E-GMP permitirá oferecer veículos elétricos com autonomia de mais de 500 km pelo padrão WLTP e desempenho de referência com aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, além de velocidade máxima de até 260 km/h. O espaço interno também deve ser priorizado, com maiores possibilidades de entre-eixos, enquanto a empresa lançará mão de um conjunto de suspensão independente na traseira para aprimorar o conforto e a dirigibilidade.

Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Imagem: Divulgação

A recarga também promete ser mais eficiente, com possibilidade de recuperar 80% da carga em apenas 18 minutos e 100 km de autonomia em 5 minutos usando uma estação rápida de 350 kW (800 V). A nova base E-GMP permite configuração de tração traseira com motor único ou tração integral, com motor duplo, sendo que nesta última o motor dianteiro pode ser desconectado quando não estiver em uso para melhorar a eficiência. 

Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Plataforma E-GMP 100 elétrica da Hyundai
Imagem: Divulgação

Com a E-GMP, a Hyundai estreará também um módulo de propulsão integrado, com motor, inversor e transmissão final instalados no chassi como uma peça única. De acordo com a empresa, a nova plataforma é peça-chave para o lançamento de 23 veículos eletrificados, sendo 11 deles 100% elétricos. Com a nova submarca Ioniq, que oferecerá apenas modelos movidos a baterias, a companhia lançará até 2024 o trio Ioniq 5 (crossover), Ioniq 6 (sedã) e Ionic 7 (SUV).

Unidade de força integrada da plataforma Hyundai E-GMP
Unidade de força integrada da plataforma Hyundai E-GMP
Imagem: Divulgação