Ícone da Opel, Astra tem imagens da nova geração divulgadas

Próxima geração do famoso hatch médio estreará plataforma derivada da Peugeot e opção híbrida
Opel Astra 2022

Opel Astra 2022 | Imagem: Divulgação

Após comprar a Opel e a Vauxhall da GM, o grupo PSA passou a implementar uma adaptação das plataformas usadas pela Peugeot e Citroën na linha de veículos da marca alemã e sua contrapartida britânica.

Graças a isso, hoje a Opel vende veículos como o novo Corsa, baseado no Peugeot 208, e Crossland, uma releitura do Peugeot 2008, para citar dois exemplos. Agora, a última fronteira do legado da montadora alemã está prestes a cair com a chegada da nova geração do Astra.

Sim, porque o Astra, surgido há exatos 30 anos como sucessor do Kadett, é talvez o maior símbolo vivo da marca, mas que também irá sucumbir a um conceito de veículo desenhado na França, nesse caso o Peugeot 308.

Nesta quarta-feira, a Opel revelou as primeiras imagens renderizadas da 6ª geração do modelo, que também ganhará uma versão perua em breve.

Segundo a companhia, o novo Astra seguirá o estilo Vizor, que estreou no SUV Mokka de 2ª geração (e também fruto da plataforma CMP). Isso se traduz em faróis de LEDs ultrafinos em formato de “L” e num carro com traços retos, bastante elegantes, temos de admitir.

Não há muito ainda o que ver na parte externa além da tampa do porta-malas com o nome do carro aplicado com grande espaçamento entre as letras.

Opel Astra 2022
Opel Astra 2022
Imagem: Divulgação

O interior, contudo, teve três imagens divulgadas, incluindo a mais abrangente de todas, que mostra o painel, formado por duas telas digitais alinhadas e voltadas para o motorista. Trata-se de uma configuração diferente do que se vê no novo 308, mas as funcionalidades deverão ser as mesmas.

A Opel mostrou ainda um pequeno detalhe do volante e seus comandos satélites e do acabamento do banco. Curiosamente, o texto do comunicado fala na “precisão alemã”, mas não cita qualquer relação com sua parte técnica oriunda das antigas rivais francesas.

A marca diz ainda que o novo Astra terá um impulso à eletrificação, mas sem explicar o que exatamente. Na Europa, se cogita o mesmo conjunto do 308, um motor 1.6 turboalimentado com um propulsor elétrico de 110 cv. A produção do modelo terá início ainda em 2021 na fábrica de Rüsselsheim, na Alemanha.

10 anos sem o Chevrolet Astra

A chegada da 6ª geração do Astra europeu ocorre no mesmo ano em que outro Astra, o da Chevrolet, se despediu do Brasil. O modelo, que foi vendido também em carroceria sedã, esteve em produção no país entre 1998 e 2011, mas pouco antes havia estreado importado da Bélgica.

Sucessor do Kadett por aqui, o Astra fez sucesso e permaneceu no mercado mesmo quando a GM decidiu transformar a nova geração do médio em “Vectra”. Eram os tempos em que nosso mercado estava alinhado com a Europa, no entanto, por conta da constante evolução técnica desses modelos, o abismo de custo passou a tornar proibitivo adaptá-los para nossa realidade.

Em 2017, a com a venda da Opel para a PSA (hoje parte da Stellantis), o novo CEO da empresa na época chegou a confirmar que a marca seria vendida no Brasil a médio prazo. Até hoje, entretanto, o plano ficou só no papel.

Chevrolet Astra Sedan 2010
Chevrolet Astra Sedan 2010
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa