Indianos podem ter mini-SUV da VW já em 2022

Modelo será feito sobre a plataforma MQB A0 IN. Novidade pode antecipar o futuro de Gol e Fox no Brasil
Novo SUV da entrada da Volkswagen será revelado em fevereiro e deve ficar abaixo do Nivus

Novo SUV da entrada da Volkswagen será revelado em fevereiro e deve ficar abaixo do Nivus | Imagem: Divulgação

No final de janeiro, a Volkswagen revelou por meio de suas mídias sociais na Índia a imagem de um novo carro para aquele mercado. Sem muitos detalhes, a foto mostrava a silhueta de um pequeno SUV, nos moldes do finado CrossFox. A imprensa daquele país já está cogitando o lançamento desse modelo para 2022.

Em entrevista ao site indiano Auto Economic Times, Steffen Knapp, diretor de veículos de passeio para a VW daquele país, afirmou que “se você vem à Índia e quer ter sucesso, você precisa oferecer veículos com menos de quatro metros de comprimento”. Por lá, a marca deve ter duas novidades dentro desse parâmetro: um hatch e o pequeno SUV antecipado no início do ano.

Vale lembrar que, na Índia, carros com menos de 4 m de comprimento pagam impostos menores e acabam saindo mais barato para o público final. Knapp ainda confirmou mais dois SUVs para o mercado indiano, totalizando três novos utilitários esportivos para aquele país nos próximos 18 meses.

O novo SUV de pequeno porte deverá operar em um segmento de mercado abaixo de modelos como o T-Cross e o Nivus, que chegará em breve ao Brasil. A chegada da novidade é cotada, mas não confirmada, também para outros mercados emergentes, incluindo o nosso. A plataforma utilizada será a MQB A0 IN, uma variante simplificada da base utilizada no VW Polo e desenvolvida na Índia.

Se chegar ao Brasil, esse novo SUV de pequenas dimensões, por conta de seu posicionamento mercadológico, é um candidato a ser o substituto do veterano VW Fox por aqui. Dependendo da ousadia da Volkswagen, ele poderia também entrar no lugar até mesmo do Gol, carro cuja a nomenclatura vem desde a década de 1980.

Volkswagen Taigun 2021
Acima o Volkswagen Taigun 2021: adaptação do T-Cross para o mercado indiano
Imagem: Divulgação