Inédita picape média da Fiat é flagrada por leitor

Ainda sem nome conhecido, projeto 226 chega no segundo semestre entre a Strada e as picapes médias, como a S10

Picape média da Fiat foi flagrada em Contagem, MG | Imagem: Marcelo Reis

O segundo veículo a ser produzido na nova fábrica da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) em Goiana, Pernambuco, já anda passeando pelas ruas brasileiras. Mas, por enquanto, com pesados disfarces. Estamos falando da inédita picape ‘média-compacta’ que será lançada no Brasil no final do segundo semestre deste ano.

Um exemplar do modelo foi flagrado pelo leitor Marcelo Reis em Contagem, cidade próxima da fábrica de Betim. Apesar de bem escondida, a suspensão elevada na traseira e o ‘caixote’ no final da carroceria denunciam sua origem. Também é possível perceber que a linha de cintura do modelo é bem alta, realçando o visual esportivo.

Conhecida apenas pelo codinome 226, a picape usará como base justamente o SUV Renegade, da Jeep. “Eixo dianteiro e parte mecânica vêm do Renegade, daí para trás é tudo novo”, explicou para o AUTOO uma fonte na montadora.

Faz sentido. Sabe-se que o modelo será mais próximo de um automóvel do que de um utilitário embora mantenha a meta de transportar uma tonelada de carga em sua caçamba. Mas o design prevê um veículo mais baixo e esguio, com linhas modernas antecipadas pelo conceito FCC4.

Como compartilhará a plataforma do Renegade, a picape herdará a tração dianteira e também a opção integral. Já motorização e câmbio terão novidades, como revela o site Blogauto.

Em busca de participação

O lançamento da picape faz parte de uma estratégia de retomada de participação da Fiat no mercado. Com a queda nas vendas, ela e suas rivais maiores como Volks e GM, perderam espaço para marcas menores e a maneira mais fácil de crescer é entrar em novos segmentos.

Agradecemos a contribuição do leitor Marcelo Reis.