Inglaterra estuda banir fumantes em carros com crianças

Inalação de componentes tóxicos do cigarro aumenta 23 vezes quando consumido no carro

Fumar dirigindo pode mas não deve ser feito | Imagem: Divulgação

A Lei antifumo de São Paulo aliviou os pulmões de muita gente. Proibindo o consumo de cigarros em ambientes fechados de uso coletivo, a norma reduziu males principalmente aos fumantes passivos. Mas será que este assunto está encerrado ou pode estender-se a outros ambientes, como o interior do automóvel?

A resposta é sim. No Brasil, por exemplo, não há lei específica que proíba uma pessoa a fumar enquanto dirige. Apesar de roubar atenção do condutor, oferecendo riscos de colisões, as regras apenas punem quem conduzir o carro com apenas uma mão ou jogar bitucas pela janela.

Mas esse cenário pode mudar um dia. Na Inglaterra, uma proposta de lei trouxe uma discussão semelhante à tona: pode-se fumar dirigindo quando há presença de crianças no carro? O país estuda proibir o ato apenas quando há menores de idade dentro do automóvel, alegando que e a inalação de componentes tóxicos sobe cerca de 23 vezes quando o consumo acontece dentro de um veículo, ao invés de uma casa, por exemplo.

Locais como Canadá, Austrália, alguns estados dos Estados Unidos e certos países europeus já adotaram tal medida. Segundo entrevista dada pelo Secretário de Saúde do Reino Unido, Andy Burham, ao jornal inglês The Telegraph, cerca de meio milhão de crianças na Inglaterra são expostas a níveis potencialmente tóxicos de fumaça semanalmente, e é por isso que as autoridades locais estão se mexendo em direção a tomar as medidas necessárias.

Veja também: Cadeirinhas infantis à venda no Brasil vão mal em teste de segurança

Por lá, políticos e grupos pró-fumo debatem sobre se há a necessidade de criar uma nova lei ou se apenas campanhas pedagógicas serão o suficiente para ao menos diminuir substancialmente o consumo de cigarros em carros com presença de crianças.

No Brasil, a implantação de uma lei semelhante à discutida na Inglaterra já seria um passo em direção a reduzir os males do cigarro e ainda, ao mesmo tempo, aumentar a segurança no trânsito.