Ingleses conseguem ligar carros de luxo com computador

Cientistas criptografam algoritmo capaz de destrancar e ligar Bentleys, Porsches, Audis e Lamborghinis

Cientistas destravam automóveis com computador | Imagem: Produção/Google

Um grupo de cientistas ingleses fez uma descoberta surpreendente: um algorítimo que revela códigos secretos capaz de destrancar e ligar automóveis de luxo. Marcas como Audi, Volkswagen, Mercedes-Benz, Lamborghini, entre outras, estão entre as que poderiam ser afetadas.

A artimanha, que parece sair de mais um novo filme de ficção científica, poderia pôr em risco a segurança de milhares de donos de carros, pois estes estariam vulneráveis a delitos. Felizmente, a justiça do Reino Unido proibiu os experts de computação de publicar a descoberta.

O grupo desenvolveu uma ferramenta capaz de quebrar o código de segurança usado pelas marcas. O processo interfere na comunicação do veículo com a chave original, fazendo com que o automóvel verifique e reconheça a chave, destranque e ligue o automóvel.

A invenção levantou uma série de debates sobre a segurança dos carros. O grupo de cientistas criador do código alegou que o feito tem o intuito de expôr a falha e prevenir as montadoras antes que pessoas com más intenções possam por as mãos no algoritmo. Resta as companhias automotivas consertarem a falha antes que isso aconteça.