Irmão do Duster: Dacia trabalha em um SUV 7 lugares com preço acessível

Fabricante responsável pela linha de baixo custo da Renault tem nos planos mais um SUV
Projeção de Kleber Silva sobre o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia

Projeção de Kleber Silva sobre o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia | Imagem: Kleber Silva

Enquanto a Hyundai desenvolve um Creta 7 lugares, a romena Dacia, responsável pelo projeto de Logan, Sandero e cia., também tem nos planos seguir pelo mesmo caminho.

O tema já havia sido abordado pelo francês L’argus, o qual retomou o assunto recentemente. Segundo a publicação, o projeto da Dacia seria colocar no mercado um modelo mais competitivo do que a minivan Lodgy, seu atual veículo com três fileiras de assentos vendido em alguns mercados europeus. Por conta deste tipo de carroceria ter perdido apelo comercial nos últimos anos devido ao avanço dos SUVs, a Dacia estaria de olho em suprir uma nova demanda dos consumidores.

Para tanto, a ideia seria aproveitar uma variante da plataforma CMF-B, utilizada pela Aliança Renault-Nissan em seus carros compactos, designada como "Access Spec" e mais simples do que a aplicada em modelos mais sofisticados (High Spec), como a atual geração do Renault Clio europeu.

Se a CMF-B simplificada não permitirá alguns recursos de condução semi-autônoma, a arquitetura já contempla a inclusão de assistentes de condução relevantes, como é o caso do alerta de pontos cegos e o aviso de saída involuntária de faixa. Outro ponto é que até mesmo uma variante híbrida com o sistema E-Tech poderia estar nos planos para o SUV inédito da Dacia.

A expectativa é que o utilitário esportivo 7 lugares conte com cerca de 4,50 m e um visual mais quadradão se comparado ao Duster atual, uma clara adequação do estilo para favorecer o conforto dos 7 passageiros.

Além de uma variante híbrida, os motores 1.0 e 1.3, ambos turbo, podem figurar no leque de opções. A estreia do SUV 7 lugares da Dacia, entretanto, não vai demorar e pode ocorrer no segundo trimestre de 2021.

Considerando que a nova estratégia da Aliança Renault-Nissan para o Brasil está fortemente vinculada à plataforma CMF-B, certamente vale a pena ficarmos bem atento a tudo que a Dacia está executando, inclusive os novos Sandero, Logan e Stepway

Projeção de Kleber Silva para o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia
Projeção de Kleber Silva para o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia
Imagem: Kleber Silva
Assine a newsletter semanal do AUTOO!