Jaguar Land Rover cria sensor para bicicletas e motos

Sensor de Bicicletas da fabricante emite sons e luzes para o motorista ao detectar aproximação de ciclistas ou pilotos

Sensor de Bicicleta da Jaguar Land Rover | Imagem: Divulgação

Com a grande quantidade de bicicletas e motocicletas circulando nas grandes cidades, o grupo Jaguar Land Rover viu a necessidade de lançar um novo sistema de segurança para evitar os acidentes entre esses tipos de veículos. O “Sensor de Bicicleta” deve ser implantado em breve nos automóveis da empresa e é capaz de detectar quando um ciclista ou piloto de moto estiver se aproximando, alertando e antecipando o motorista de possíveis colisões, tudo isso através de sensores presentes no carro.

Ao contrário de outros sistemas, o Sensor de Bicicleta da Jaguar Land Rover não usa um alerta comum que, de acordo com a fabricante, pode “confundir o motorista com outro alerta do carro”. O sistema conta com luz e som, que ajuda o condutor a associar imediatamente com a situação de risco. O aviso é feito com um som de buzina igual à clássica de bicicleta por meio do alto-falante do sistema de áudio mais próximo do ciclista. Com isso, o motorista será capaz de saber a direção de onde a bicicleta está se aproximando.

Há ainda um leve inflamento na parte superior do encosto do banco do motorista, como se fosse um “tapinha” no ombro da pessoa, fazendo com que ela olhe rapidamente para a direção da bicicleta ou motocicleta. Quando o veículo de duas rodas chegar perto do carro, acendem-se lues âmbar de LED na janela, no computador de bordo e no para-brisas. Ao ciclista ou piloto passar do lado, as luzes ficam vermelhas, e o movimento das luzes acompanha o movimento do mesmo.

Já no caso de um grupo de ciclistas, motocicletas ou pedestres, o sistema interpreta como mais de um caso e informa prioritariamente o primeiro apenas, de modo que o motorista não fica distraído com luz e som por muito tempo. Outro recurso é a detecção de pedestres ou ciclistas quando estão atravessando a rua, mas na parte de trás do carro, onde os sensores irão detectar e direcionar a localização aproximada do objeto em relação ao carro.

E mesmo se o motorista ignorar todos os alertas e pisar no acelerador, os sensores emitem uma vibração no pedal e deixam um pouco mais rígido, forçando-o a reduzir a velocidade e, assim, evitar o confronto.

O Sensor de Bicicleta previne ainda a abertura das portas do lado de ciclovias ou ciclofaixas quando o automóvel está estacionando, alertando os passageiros da aproximação de um ciclista. Se o passageiro ignorar este alerta, a maçaneta interna acende e vibra automaticamente para alertar sobre a possível colisão com a bicicleta ou motocicleta.

“Ao usar os instintos, os sensores diminuem as chances de perigo, tanto para os ciclistas, como para os motoristas e passageiros do carro,” disse o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Dr Wolfgang Epple. “Isso pode reduzir acidentes, pois dá chance de resposta ao motorista e prevenindo um acidente”, finaliza.  

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise