Jaguar prepara SUV para 2015

Utilitário-esportivo da Jaguar terá diversos componentes do XE e promete ser um dos modelos mais leves do segmento

Dianteira do conceito traz luzes emoldurando as entradas de ar | Imagem: Divulgação

Até as marcas mais tradicionalistas estão investindo no segmento de utilitários-esportivos. A Jaguar está prestes a lançar seu primeiro modelo para a categoria, que terá visual bastante semelhante ao do conceito C-X17, mostrado pela primeira vez pela montadora durante o Salão de Frankfurt. Porém, ao que tudo indica, o novo veículo deve chegar ao mercado em uma nova área, já que “SUVs e veículos 4x4 são para a Land Rover”, segundo o chefe da Jaguar Land Rover (JLR), Ralf Speth, em entrevista ao site Autocar.

“O conceito Jaguar é muito mais orientado para a estrada. Ele vai precisar de um tipo diferente de nome”, complementou o executivo. O primeiro utilitário-esportivo da Jaguar vai compartilhar diversos componentes com o recém-lançado XE, com direito a plataforma modular JLR e também uso intenso de alumínio em sua fabricação, se tornando um dos modelos mais leves da categoria.

A exemplo do XE, o novo “fora-de-estrada” da Jaguar vai dispor de uma vasta gama de motores, incluindo um 2.0 litros turbo de quatro cilindros com injeção direta de combustível, um 3.0 V6 supercharged com mais de 300 cavalos de potência e também um turbodiesel para o mercado europeu, com tração traseira ou nas quatro rodas e transmissão automática de oito marchas.

O novo modelo deve ser lançado de forma oficial durante o ano que vem, provavelmente durante o Salão de Frankfurt, em setembro, com chegada ao mercado prevista para meados de 2016. 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!