Jaguar XE chega ao Brasil para ser seu modelo mais acessível

Sedã da Jaguar está disponível em quatro versões de acabamento, com duas opções de motorização e brigará com alemães Classe C, Série 3 e A4

Jaguar XE | Imagem: Divulgação

Depois de se reiventar no mercado de alto luxo, a britânica Jaguar está apostando em novos segmentos. A montadora lançou o sedã XE em 2014, que acaba de fazer sua estreia no mercado brasileiro. O novo modelo chega com a missão de enfrentar as versões mais caras dos alemães Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C, em quatro versões, com preço inicial de R$ 169,9 mil.

A exemplo dos rivais, o Jaguar XE carrega no visual a identidade de sua marca. O sedã médio premium se destaca pela dianteira agressiva, marcada pela grade e os faróis espichados, com xénon e LEDs diurnos em formato de “J”. Na traseira, há lanternas com linhas horizontais em LED, tendo como inspiração o F-Type.

Já no interior, o XE une o conservadorismo com a modernidade, com direito ao design “Riva Hoop” no painel, que forma um arco envolvente que sai da porta do motorista, passa pelo fundo do painel dianteiro e termina na porta do passageiro. No console central, há o sistema de entretenimento InControl Touch, com tela de 8 polegadas, e seletor de marchas Rotary Shift como destaques.

Sob o capô, o sedã esconde um motor 2.0 litros Si4 Turbo a gasolina, que rende 240 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque. Há ainda um V6 supercharged de 3.0 litros, com 340 cv e 34,6 kgfm. Ambos estão associados a uma transmissão automática de oito velocidades e tração traseira.

Com o propulsor mais potente, o Jaguar acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. O câmbio ZF de oito marchas oferece ainda opção de trocas sequenciais por meio de paddle shifts atrás do volante. Há ainda um sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, que o torna ainda mais dinâmico e conectado à pista.

O XE conta com uma nova arquitetura modular da Jaguar, que combina diversos materiais, como alumínio, metal de alta resistência e magnésio. Ligas de alta resistência, em alumínio AC300 e AC600, são utilizadas nas colunas A e nas estruturas dianteiras e traseiras. As colunas B são em alumínio reforçado com aço resistente.

Há ainda suspensão dianteira Double Wishbone e traseira Integral Link, sistema de direção elétrica assistida, freios de alta performance (com 325 mm ou 350 mm na dianteira e 325 mm na traseira), sistema de vetorização de torque (que reduz a possibilidade de o carro sair de frente nas curvas, freando de forma suave e individual as rodas de dentro, trazendo a dianteira de volta para o trajeto adequado), entre outros.

Há ainda o sistema All Surface Progress Control de gerenciamento de tração, semelhante a um controle de cruzeiro de baixa velocidade, que proporciona ao XE a capacidade de manter a aderência em qualquer situação. O sistema funciona entre 3,6 km/h e 30 km/h, sendo ativado pelos botões de controle de cruzeiro no volante. Definindo uma velocidade, o motorista se concentra no volante e o carro cuida do restante, garantindo um suave progresso sem derrapagem e sem a necessidade de o condutor tocar os pedais.

A versão mais barata do Jaguar XE, a Pure com motor 2.0, vem equipada com bancos em couro Luxtec, volante multifuncional em couro granulado, sistema start/stop, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, faróis xénon com LEDs diurnos, sistema de som com seis alto-falantes, sistema de navegação, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive e sensor de estacionamento.

Já o XE Pure Tech, também com o 2.0 litros, por R$ 177 mil, agrega teto solar elétrico, câmera de ré e sensor de chuva.

No Jaguar XE R-Sport 2.0 Si4, disponível por R$ 199,9 mil, há para-choques diferenciados, saias laterais, bancos em couro Taurus com opções bicolores, emblema “R-Sport” no volante e nas soleiras das portas, suspensão recalibrada, faróis de xênon adaptativos com assistente de farol alto, bancos dianteiros com memória, som Meridian com 11 alto-falantes, subwoofer e 380W de potência, volante com ajuste elétrico e rodas aro 18 nas cores preta ou prata.

Por fim, o Jaguar XE S, o único com motor 3.0 V6, por R$ 299 mil, oferece bancos esportivos em couro Taurus e Alcântara (ou inteiramente em couro), acabamento em fibra de carbono e preto piano, soleiras das portas com a inscrição “S”, pedaleiras de alumínio, para-choques exclusivos, aerofólio traseiro, rodas de 19 polegadas, pinças de freio vermelhas, sistema head-up display a laser, Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré. 

Versão nacional a caminho

Embora tenha entrado na categoria mais disputada do mercado de luxo, a Jaguar ainda evita o confronto direto com as versões mais acessível dos rivais, que já são ou estão em processo de nacionalização. A BMW já fabrica o Série 3 no Brasil com motor flex e a Mercedes fará o mesmo com o novo Classe C no ano que vem. Já a Audi optou por um sedã menor, o A3 Sedan.

Apesar disso, está nos planos da Jaguar fabricar o XE no Brasil em sua futura unidade de Itatiaia (RJ). A marca ainda desconversa, mas o sedã cairia com uma luva na linha de montagem nacional, juntamente com o Land Rover Discovery Sport e, quem sabe, algum outro produto. Por enquanto, a Jaguar se contenta em vender 600 unidades do XE até o final de 2015.

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