Japoneses criam carro que boia na água
Fomm Concept One pode flutuar em casos de emergência; motorização é elétrica
Ta aí uma ideia que seria ótima no Brasil. Engenheiros japoneses estão desenvolvendo um carro bastante curioso, cujo maior diferencial é a possibilidade de boiar em casos de emergências “aquáticas”, como em uma enchente em São Paulo. Não só isso, o projeto, chamado Fomm Concept One, é considerado, segundo seus criadores, o menor automóvel elétrico do mundo capaz de levar quatro pessoas.
O carrinho japonês, porém, não é um veículo anfíbio com capacidade de se locomover na água. Ele apenas bóia e depois de se molhar é preciso um serviço de manutenção.
Veja mais: Empresa lança quadriciclo que se transforma em jet-ski
A parte mecânica do Fomm Concept One é composta por dois motores elétricos instalados no eixo dianteiro. Cada um gera o equivalente a 6 cv e torque máximo de 28,5 kgfm. Para reabastecê-lo basta trocar a bateria descarregada por outra carregada. O componente é plugado embaixo do banco do motorista.
Já o controle do veículo é feito por um sistema parecido com um guidom de motocicleta. No mesmo manete também estão os comandos de aceleração e freio. O carro conceito, porém, ainda não saiu do papel e nem tem data para virar realidade.
Especial: Acelerando, seja na estrada ou na água