Jeep Renegade recebe 5 estrelas do Latin NCAP
SUV é o primeiro veículo nacional a receber nota máxima em proteção infantil. Chinês QQ, em compensação recebeu nota zero
A nova rodada de crash-testes do instituto Latin NCAP, órgão independente de segurança viária, revelou o abismo entre alguns modelos vendidos no Brasil. Foram avaliados dois lançamentos recentes, o Jeep Renegade e o Chery New QQ, além da volta do Palio com modificações.
Enquanto o SUV nacional obteve um dos melhores resultados desde o início dos testes da versão latina do NCAP, o QQ chinês, mesmo sendo um projeto novo, obteve nota zero em todos os quesitos – a observar que o modelo estava sem airbags, recurso exigido nas versões vendidas no Brasil.
Cinco estrelas
O Renegade é o segundo SUV avaliado pelo Latin NCAP – o primeiro foi o rival Ecosport -, e só não superou o Golf VII com sete airbags. Foram cinco estrelas em proteção a adultos e crianças, com 16,12 pontos de 17 possíveis no primeiro caso, e 43,54 pontos de 49 possíveis no segundo.
No choque frontal a 64 km/h, houve perfeita proteção dos ocupantes, sejam os adultos ou crianças, de 18 meses em assento voltado de costas, e três anos, de frente. No impacto lateral, houve um leve contato da cabeça do motorista com o vidro, mas dentro do esperado, de acordo com o instituto.
O Renegade também traz informações importantes sobre a instalação dos assentos infantis, exigidos pelo Latin NCAP.
Chamou a atenção do órgão a resistência da carroceria do SUV, que é mais pesada que a de concorrentes. Foi a primeira vez que um modelo nacional obteve as cinco estrelas para crianças.
QQ zerado
O órgão avaliou o Chery IQ, nome usado em outros mercados latino-americanos do nosso conhecido QQ. Trata-se da nova geração, que foi lançada no Brasil em abril, mas sem airbags, que aqui são obrigatórios.
E, como em outros carros chineses, o resultado ficou muito abaixo do aceitável. No choque frontal, o motorista bateu cabeça no volante e seus braços foram em direção ao painel. As crianças não ficaram protegidas pelos assentos e sofreriam ferimentos graves. A Chery não indicou qual marca de assento usar, o que obrigou o Latin NCAP a escolher um modelo genérico.
Já o Palio teve seu manual modificado para trazer informações mais claras sobre o uso de assentos infantis, além de avisos dentro do veículo. Com isso, sua nota subiu de 3 para 4 estrelas para adultos e de 2 para 3 estrelas para crianças.
Veja os vídeos dos crash-testes:
Jeep Renegade
Chery IQ (QQ)
Fiat Palio