Kia confirma elétrico Soul EV para o mercado nacional

Soul elétrico não pagará imposto de importação no País

O Kia Soul elétrico chega às lojas nos Estados Unidos no final de 2014 | Imagem: Divulgação

Aproveitando a nova alíquota de imposto de importação para veículos elétricos, que passou de 35% para 0%, a Kia Motors anunciou o lançamento do Soul EV para os próximos meses no País. O novo modelo foi apresentado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo e ainda aguarda a decisão do governo em reduzir o IPI para carros “verdes” de 25% para 7%, o mesmo para carros 1.0 a combustão.

“O Soul EV – já homologado no País – tem chances reais de competitividade ainda maior caso os benefícios se estendam também com a redução da alíquota do IPI, hoje de 25% para 7%, percentual hoje dos automóveis de entrada de 1 litro, ou seja, que poluem menos. Assim, podemos contribuir ainda mais com a frota circulante de veículos elétricos no Brasil”, disse José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors.

A versão do Kia Soul é equipada com bateria de polímero de lítio, com 27 kWh e 360 volts, refrigerada a ar, de 200 watts-hora/kg, posicionada sob o assoalho do carro. O carregamento pode ser feito através de duas tomadas, com tempos de carga variando de 24 horas, para uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 V padrão, e menos de cinco horas, quando conectado a uma tomada de 240 V. Os 80% podem ser alcançados em menos de 33 minutos com a saída 50 kw, quando a bateria está descarregada.

O Soul EV é equipado ainda com sistema de frenagem regenerativa, que consegue capturar até 12% da energia cinética do veículo. O modelo, segundo dados da Kia, consegue entregar 29 kgfm de torque e alcançar velocidade máxima de 145 km/h.

 ,

Assine a newsletter semanal do AUTOO!