A Kia pode despertar o interesse para um segmento que tem grandes chances de se desenvolver não só aqui no Brasil como nos principais mercados globais ao redor do mundo. Durante entrevista para a MotorTrend, o chefe de operações da marca nos Estados Unidos, Michael Cole, afirmou que as prioridades da marca sul-coreana residem nos SUVs e em fortalecer a linha de sedãs, mas o segmento de picapes ainda é algo que a fabricante considera relevante.

Quando questionado sobre a possibilidade de existir uma picape da Kia, Cole disse que é possível, mas não tão breve: "é um longo caminho. Achamos que há oportunidades suficientes. Analisamos nossos principais segmentos agora e queremos nos tornar uma marca mais forte entre os SUVs. Queremos reafirmar nossa força na linha de sedans e há coisas que achamos que podemos fazer nessas duas áreas, as quais nos oferecem melhores oportunidades no momento. Estamos nos concentrando no que acreditamos ser o território central para nós: SUVs e sedans."

Apesar dessa picape que virá no futuro, a Kia demonstra interesse em manter os veículos de passeio como um de seus pontos fortes, diferentemente da Ford que já anunciou que só trabalhará somente com utilitários e SUVs.

Porém, a irmã de marca, Hyundai, parece estar comprometida com o lançamento da picape Santa Cruz. Segundo sites internacionais, a Santa Cruz deve ser apresentada na Europa após o lançamento da nova Mitsubishi L200 na Europa, mas podendo ser vendida em outros mercados, inclusive na América Latina. 

A futura Hyundai Santa Cruz será uma picape com proposta semelhante à da Fiat Toro e Renault Duster Oroch, com chassi monobloco e derivada de um carro de passeio, em vez de utilizar o tradicional chassi-cabine das picapes médias. Essa estrutura, como podemos ver no comparativo entre picapes, torna o modelo mais confortável, mas limita sua capacidade off-road. Tomara que venha logo mais uma concorrente para esse segmento tão disputado, que, em breve, ainda vai ganhar a Volkswagen Tarok como um de seus integrantes mais modernos. 

Hyundai Santa Cruz 2020
Hyundai Santa Cruz 2020
Imagem: Divulgação

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw