Kia terá modelo 7 lugares pensado para mercados emergentes

Irmã da Hyundai quer pegar carona na demanda por modelos mais espaçosos
Novidade da Kia deverá mesclar traços de SUV e monovolume

Novidade da Kia deverá mesclar traços de SUV e monovolume | Imagem: Divulgação

Notícia interessante foi divulgada por alguns veículos da imprensa especializada indiana repercutindo uma entrevista de Hardeep Singh Brar, vice-presidente e chefe de marketing e vendas da Kia no país asiático. Segundo o executivo, a marca sul-coreana está avaliando entrar no segmento de modelos 7 lugares, porém com concepção destinada aos mercados emergentes (leia-se preço competitivo), como é o caso de Índia e Brasil. 

Nós, indianos, temos famílias grandes. Todos querem viajar em apenas um carro com seus pais e filhos e essa situação é corriqueira entre as famílias do país. Nesse contexto, um carro 7 lugares se encaixa muito bem. A última fileira de assentos ainda pode ser recolhida para oferecer mais espaço para bagagens se necessário. Então, esse tipo de flexibilidade que os veículos 7 lugares oferecem ao público tornam esse segmento muito interessante. Esse é um dos motivos pelos quais muitas fabricantes estão demonstrando interesse crescente na categoria, inclusive nós”, revelou Singh Brar em coletiva na Índia. 

Apesar do executivo ser cauteloso em sua fala, a imprensa local já dá como certo o desenvolvimento desse novo produto. 

Enquanto a Hyundai, irmã da Kia dentro do conglomerado sul-coreano, investiu no Alcazar, uma derivação do novo Creta com opções de 6 ou 7 assentos, informações oriundas da Índia dão conta de que a Kia deverá seguir um caminho um pouco diferente e criar uma minivan com três fileiras de assentos. Apesar de modelos desse tipo cederem espaço para os utilitários esportivos ao longo dos anos, os monovolumes ainda contam com uma boa aceitação na Índia. Outra saída é a novidade preservar o estilo de uma minivan, mas apostar em uma altura em relação ao solo mais elevada, projetando para a novidade um estilo crossover. 

O novo modelo da Kia, relatam sites indianos, é desenvolvido com o nome de projeto KY e utilizará a mesma plataforma do SUV compacto Seltos. A previsão é que a novidade terá por volta de 4,5 m de comprimento. Não está descartada a possibilidade de que o novo modelo conte também com opções de 6 ou 7 lugares, seguindo a concepção do utilitário esportivo da Hyundai derivado do Creta. A variante com número menor de assentos se destaca por oferecer dois lugares individuais na segunda fileira, o que aumenta o conforto para os ocupantes que viajarem por ali. 

O futuro Kia 7 lugares destinado a mercados emergentes será produzido na Índia para abastecer tanto o mercado local como também será exportado para “vários países”, reportam os veículos de imprensa da Índia. A previsão é que a novidade faça sua estreia até o fim deste ano. Como o Seltos é um modelo global e tem chances de chegar ao Brasil, vale a pena ficarmos de olho também no projeto do futuro modelo 7 lugares. Vamos acompanhar de perto! 

Kia Seltos 2021
Kia Seltos: SUV compacto cotado para o Brasil emprestará a plataforma para o futuro crossover 7 lugares  
Imagem: Divulgação
Tags