Kuga/Escape deverá ser o híbrido plug-in confirmado pela Ford para o Brasil

SUV médio será um rival para Toyota SW4 e o futuro Compass 4xe no país
Ford Escape Plug-In Hybrid 2020

Ford Escape Plug-In Hybrid 2020 | Imagem: Divulgação

Em meio ao pesado anúncio que realizou na última segunda-feira, a Ford acabou confirmando que tem nos planos para o Brasil a oferta de um modelo híbrido plug-in. Vale lembrar que, na lista de estreias da marca para o país, também já estão confirmados a família Bronco, o Mustang Mach 1 e a van comercial Transit.

Apesar de a Ford ainda não declarar qual será esse híbrido plug-in, uma boa aposta reside no Kuga, SUV médio já à venda no mercado argentino em sua variante não plugável. A opção plug-in do modelo começará a ser vendida em breve nos EUA, onde adota o nome Escape. 

Por aqui, o modelo seria uma ótima alternativa ao Toyota RAV4, hoje com versões entre R$ 241.990 (S Connect Hybrid) e R$ 266.990 (SX Connect Hybrid). Vale a pena pontuar que o RAV4 hoje oferecido no Brasil é um híbrido convencional, não permitindo que sua bateria principal do sistema seja carregada em uma fonte de energia externa. O Toyota conta com opção híbrida plug-in em alguns mercados. 

O grande benefício de um híbrido plug-in, como é o caso do Escape/Kuga que pode ser destinado ao Brasil, é a possibilidade do veículo percorrer uma boa distância apenas em modo elétrico, portanto não emitindo gases poluentes.

Acima o Ford Escape 2020 vendido nos EUA
Acima o Ford Escape 2020 vendido nos EUA
Imagem: Divulgação

O Escape/Kuga Plug-in Hybrid combina o mesmo motor 2.5 aspirado a combustão com um propulsor elétrico presente na variante híbrida convencional, porém a bateria do sistema é mais robusta, alcançando 14,4 kWh, o que permite ao SUV rodar cerca de 50 km consumindo somente eletricidade. A potência combinada dos dois motores é de aproximadamente 200 cv e um ótimo atributo do SUV é a presença de tração integral.

O modelo ainda conta com um excelente porta-malas para 518 litros de capacidade e a cabine deve ser tão espaçosa quanto a do Toyota RAV4, algo que sempre esperamos encontrar em um SUV pensado para o mercado norte-americano.

Bem equipado, o Kuga Titanium à venda na Argentina traz um pacote superior de tecnologia e assistentes de condução, algo importante considerando a faixa de preço que ele deverá atuar por aqui.

Ford Escape Plug-In Hybrid 2020
Ford Escape Plug-In Hybrid 2020
Imagem: Divulgação

Entre seus destaques figuram o piloto automático adaptativo com a função de manter o veículo no centro da faixa de rodagem de forma automática, leitor de placas de velocidade capaz de informar os dados tanto no painel de instrumentos digital (tela de 12,3”) como no head-up display e a geração mais avançada (2.0) do sistema de assistente de estacionamento, que controla não só o esterçamento do volante bem como os comandos do acelerador e do freio durante a baliza. O modelo oferece ainda monitoramento de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, comutação automática para o facho alto do farol e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

O SUV ainda traz o requinte do sistema de som com 10 alto-falantes, ar-condicionado automático digital com 2 zonas, iluminação ambiente em LED, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, central multimídia com tela de 8” e câmera de ré, entre outros recursos.

Se de fato vier a ser confirmado para o Brasil, o Kuga/Escape híbrido plug-in deverá chegar ao país somente a partir de 2022.

Acima o Ford Escape 2020 vendido nos EUA
Acima o Ford Escape 2020 vendido nos EUA
Imagem: Divulgação