Lojas de carros voltam à ativa na China, mas movimento é baixo

Rede de concessionários do país asiático já opera quase com capacidade total, mas clientes ainda não voltaram
Bandeira China

Bandeira China | Imagem: Reprodução internet

Primeiro país a sentir os efeitos da expansão do Coronavírus, a China também está sendo o primeiro país a dar sinais de recuperação. Por lá, alguns ramos do comércio já voltaram à ativa e o governo está incentivando a população a retornar às atividades normais por lá.

Para o segmento automotivo, a Automotive News Europe relata que quase 91% de todas as concessionárias de veículos 0 km chinesas já estão operando novamente. No entanto, o movimento de clientes ainda não está acompanhando essa retomada das atividades.

De acordo com um estudo da Associação Chinesa dos Vendedores de Veículos, algo como a nossa Fenabrave, das 8.393 lojas associadas, cerca de 90,8% delas já retomaram as atividades normalmente, mas o número de clientes circulando nas concessionárias está variando muito de acordo com o segmento.

Por exemplo, a associação informou que em lojas de modelos de alto luxo e veículos importados, a circulação de clientes já está em 57% do normal. No entanto, marcas chinesas voltadas ao público geral notaram o retorno de apenas 35% de seu público na comparação com o normal para essa época do ano por lá.

Ainda de acordo com a associação dos lojistas automotivos chineses, “algumas cidades estão encorajando a população a retornar para sua vida normal, no entanto, a confiança deles para comprar um carro 0 km não deve retornar aos patamares normais antes do final de março”. A China está tomando atitudes contra a contaminação pelo novo coronavírus desde o início de fevereiro.

Um levantamento da associação chinesa também mostrou que 9,2% das concessionárias franqueadas permaneceram fechadas por não obter a aprovação dos governos locais para a reabertura, o que exige que as empresas forneçam recursos de proteção suficientes para clientes e funcionários.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!