O LED já é amplamente comercializado em diversos carros de passeio, seja os mais sofisticados, como os BMW e Mercedes, seja nos mais simples, como o Citroën C3. Inclusive, há opções de marcas independentes para aqueles proprietários que querem deixar seus faróis mais eficientes. Telas de TV e celular também já trabalham com essa tecnologia há tempos, mas não é só para deixar o veículo mais bonito que o LED chegou aos automóveis.

De acordo com estudo da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), instituto norte-americano equivalente ao Latin NCAP, o LED acende mais rápido que uma lâmpada incandescente tradicional, alertando com antecedência o motorista que vem atrás. Essa antecipação do aviso luminoso de frenagem em 0,5 segundo pode reduzir a chance de colisão em até 60%.

Ou seja, é uma vantagem entre 170 e 200 milissegundos mais rápida do que a lâmpada comum. Quando as condições de visibilidade não são favoráveis, o LED chega dar resposta até 300 milissegundos à frente da incandescente. Ou seja, se o veículo estiver a 100 km/h a redução de espaço necessário para frenagem até a parada total pode ser 6 metros inferior quando o carro à frente utiliza lâmpadas de LED.

Segundo a pesquisa, para veículos maiores a diferença é ainda mais perceptível. Ao analisar mais de 500 caminhões, foi constatado que as lâmpadas convencionais emitiam quase a mesma frequência de luz das lanternas, tendo uma tensão muito baixa para luzes de freio, confundindo o motorista que vem atrás. Esse problema é evitado com o LED.

A sigla LED, em inglês, significa diodo emissor de luz. Nada mais é do que um componente eletrônico que, com a passagem de energia, emite luz. Ele auxilia na economia e possui vida útil superior ao das lâmpadas comuns. Por consumirem menos energia, os fios que levam energia aos diodos podem ser mais finos, colaborando inclusive para que o carro fique mais leve, exigindo menos combustível e prolongando a vida da bateria. Além de belo e econômico, o LED também ajuda a dirigir com mais segurança.

Vinicius Montoia

|