McLaren cria conceito X1 para cliente

Modelo feito sob encomenda tem carroceria de fibra de carbono e motor 3.8 V8 de 625 cv

McLaren X1 Concept | Imagem: McLaren

Concentrada em expandir seus negócios para além da Fórmula 1, a McLaren agora faz até carros sob encomenda, desde que se pague muito bem. A função é cargo do novo departamento MSO (McLaren Special Operations) e seu primeiro projeto é o X1 Concept, criado para um cliente especial da marca, que possui na garagem todos os modelos de rua recentes da fabricante inglesa.

Segundo a montadora, o proprietário do veículo pediu um “supercarro da McLaren com uma carroceria exclusiva, misturando elementos de design modernos com o clássico”. O resultado é uma máquina um tanto exótica.

O X1 é baseado no cupê MP4-12C, o principal carro de rua da McLaren, do qual toma emprestado o conjunto mecânico, composto pelo motor 3.8 V6 de 625 cv e câmbio semi-automático, e a sede por fibra de carbono. A McLaren explica que toda carroceria do veículo, assim como partes de seus chassi e interior, são construídos com o material mais leve e resistente.

O formato da carroceria do veículo é o que chama mais atenção. A traseira é prolongada, quando comparado a um cupê convencional, e as rodas traseiras vão cobertas por painéis aerodinâmicos. A McLaren também ousou na hora de abrir as portas do X1, que levantam ao estilo asa-de-gaivota.

A marca ainda informa que o X1 pode ser usado nas ruas, tanto que já cumpriu um programa de testes de rodagem no qual percorreu 1.000 km. Falta apenas ser homologado pelas autoridades. Enquanto isso não acontece, a fabricante divulga seu novo produto no Festival de Carros de Pebble Beach, nos Estados Unidos, que acontece nesta semana.

Os pedidos por um McLaren exclusivo, como avisa a divisão MSO, não saem por menos de ₤ 500 mil libras esterlinas, o equivalente a R$ 1,5 milhão. Já pensou em como vai querer enfeitar o seu?

Assine a newsletter semanal do AUTOO!