As marcas premium nunca estiveram tão felizes com o Brasil. Depois que a crise econômica minou as previsões de vendas em países do 1º mundo, os emergentes viraram a bola da vez de fabricantes como Mercedes-Benz, BMW e Audi.

Não é à toa que hoje as duas primeiras disputem um novo cliente que antes não tinha opções no portfólio delas. Hoje modelos como o 118i e o 320i, da BMW, e mesmo o Classe B 180 ou o Audi A3 Sport custam perto de R$ 100 mil, uma faixa de preço com muito mais consumidores.

A vantagem hoje é da BMW. Além de liderar os hatches premium com o Série 1, a marca bávara vende muitos sedãs da Série 3. Para a Mercedes-Benz a solução chega agora com o C 180 Kompressor, uma versão com motor 1.6 com 156 cv de potência e preço bem mais em conta que o C 200, o mais vendido da família.

O valor do C 180 é de R$ 119 900, uma redução de mais de R$ 26 mil em relação a C 200, mas ainda assim mais caro que o 320i – que custa R$ 112 500.

Ainda assim, o Classe C de entrada traz vários itens interessantes como teto solar elétrico, bluetooth, sensor de chuva e crepuscular, ajuste semielétrico dos bancos, EPS e piloto automático.

O azar não é nem da BMW e sim dos demais concorrentes que terão de oferecer produtos comuns para brigar com dois clássicos entre os modelos premium.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/