Mercedes-Benz prepara caminhões autônomos para 2025

Future Truck 2025 conta com sensores inteligentes e câmeras para visão total na estrada e fará com que motorista passe a ser passageiro

Mercedes-Benz Future Truck 2025 | Imagem: Divulgação

O ramo de caminhões está seguindo os mesmos passos dos automóveis e está apresentando novidades para o futuro. A alemã Mercedes-Benz anunciou recentemente o conceito Future Truck 2025, que será apresentado durante o Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA, a ser realizado entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro em Hanover, na Alemanha. Como o próprio nome indica, o modelo é um caminhão do futuro para 2025, sendo que o principal destaque é o sistema de condução autônoma.

Essa tecnologia, de acordo com a própria fabricante, fará com que os motoristas passem a ser "gestores de transporte", operando em estações de trabalho sobre rodas com novos campos de atuação profissional. Isso aumentará a eficiência do transporte, com trânsito mais seguro para todos os usuários da estrada e diminuição das emissões de CO2.

A tecnologia empregada no Mercedes-Benz Future Truck 2025 foi desenvolvida a partir da iniciativa "Shaping Future Transportation" ("Moldando o Transporte do Futuro") da Daimler Trucks, que visa preservar os recursos naturais, reduzir as emissões de todo tipo e garantir, ao mesmo tempo, a máxima segurança possível nas vias.

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O conceito tem como base o Actros 1845, equipado com um propulsor de 449 cavalos de potência e 224,34 kgfm de torque, associado ao câmbio automatizado Mercedes PowerShift 3 de 12 velocidades.

Entre os itens tecnológicos, o Future Truck 2025 conta com um sensor de radar na parte dianteira inferior, que explora a região de curta e longa distância adiante do caminhão, com capacidade de alcance de 70 metros e ângulo de abertura de 130 graus para o primeiro caso e de 250 m e 18º para o segundo caso. O sensor tem como base os equipamentos já disponíveis no Actros, como o sistema de controle de proximidade e o servofreio de emergência.

Há ainda uma câmera estereoscópica sobre o painel de instrumentos, logo atrás do para-brisa, que também barre a área à frente do veículo. O componente tem um alcance de 100 metros e cobre uma área de 45 graus na horizontal e 27 graus na vertical. A câmera consegue identificar uma ou duas pistas da estrada, além de pedestres, obstáculos estáticos ou em movimento, outros objetos dentro da área monitorada e as características da via, com capacidade de se distinguir do fundo, para que possa calcular com precisão o espaço livre disponível. O equipamento registra também as informações dos sinais de trânsito.

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Já nas laterais, para monitorar as áreas da estrada à esquerda e à direita do caminhão, há sensores de radar, montados à frente do eixo traseiro da unidade de tração, com alcance de 60 metros e sensores com raio de 170 graus.

Os sensores presentes no Future Truck 2025 estão interconectados em rede, gerando uma imagem completa do entorno do caminhão e reconhecendo todos os objetos estáticos e em movimento. Isso é possível graças à fusão dos dados obtidos pelo sensor de radar dianteiro, pelos sensores de radar laterais e pela câmera dianteira, com a ajuda de um computador central com processador de múltiplos núcleos de alta potência. Para se ter uma ideia, o olho humano tem um campo visual de 150º, mas a área nítida se limita a uma fração desta cifra.

Os sensores e a câmera estão ativos em todas as marchas de velocidade, tanto com o veículo parado como à velocidade máxima autorizada pela lei para os caminhões, 80 km/h. A nova técnica intervém na direção e mantém o caminhão no centro de sua pista, automaticamente e com toda a segurança.

Além disso, o sistema dispõe dos dados do mapa digital viário em três dimensões já usado pelo sistema de assistência à condução "Predictive Powertrain Control - PPC" (controle preditivo do trem de força). Desse modo, o caminhão detecta perfeitamente, a todo o momento, o traçado da estrada e a topografia da rota. Para a determinação da própria posição do caminhão são utilizados o mapa viário digital e as informações interconectadas em rede.

O modo autônomo, batizado de "Highway Pilot", pode ser ativado em uma velocidade de 80 km/h. Após isso, o motorista pode girar seu assento em 45 graus no sentido horário, para uma posição de trabalho ou de descanso. O posto de condução do futuro será semelhante a uma estação de trabalho de um escritório, com direito a um tablet removível com tela sensível ao toque para poder executar outras atividades e para a comunicação com seu entorno.