Minivan chinesa Sunshine Series é o carro mais vendido do mundo

De acordo com relatório de consultoria inglesa, o Brasil é o quarto maior mercado em vendas de veículos

Minivan Sunshine Series da Wuling | Imagem: Divulgação

A Jato Dynamics divulgou nesta semana um relatório do desempenho global de vendas do setor automotivo no ano de 2012. A consultoria inglesa diz que a minivan de sete lugares Sunshine Series, da marca chinesa Wuling, foi o modelo mais vendido do mundo, à frente do Ford Focus, que veio em segundo lugar. O curioso é que em nenhum momento a pesquisa cita o Toyota Corolla, que durante o ano passado disputou ferrenhamente o páreo de mais vendido com o modelo da Ford.

A Jato parece ter se esquecido do Corolla, no entando, o sedã médio Camry da Toyota, ocupa o quarto lugar entre os modelos mais vendidos, logo atrás do Chevrolet Cruze, que ocupa a terceira posição.

Com relação ao desempenho das marcas, a Toyota ultrapassou a Volkswagen e encerrou o ano na liderança em vendas de  2012 com crescimento significativo de 24,1% em comparação com 2011. A VW ficou em segundo lugar, seguida da Ford e da Chevrolet. A Honda merece destaque com crescimento de 25,2% em relação ao ano anterior.

Quanto aos resultados de mercado, não houve grandes alterações. A China encerrou o ano como a líder com crescimento de 7,4% em comparação a  2011, ultrapassando a marca de 16 milhões de automóveis vendidos. Em seguida estão os Estados Unidos, Japão, Brasil, Alemanha, Índia e Rússia.

O Brasil manteve o quarto lugar com aumento de 6,1% nas vendas de veículos se comparado a 2011. Já a França, ainda afetada pela crise econômica, apresentou queda significativa nas vendas de 13,3% em relação a 2011, ocupando a nona posição.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!