Competições de rali vêm se tornando um hobby e tanto nos últimos anos para quem tem condições de bancar a “brincadeira”. A principal montadora nesse ramo é a Mitsubishi, que para atender esse público acaba de lançar a Triton SR, uma versão da picape desenvolvida preferencialmente para corridas, apesar de ser devidamente emplacada para andar na rua.

O veículo tem plataforma de chassi tubular de aço e a carroceria pode ser de fibra de vidro ou de carbono, que custa bem mais caro. Já o motor é 3.5 V6, movido somente por etanol, enquanto o câmbio manual de 5 marchas conta com embreagem esportiva.

Feita para ralis Cross Country, que mescla trechos de velocidade com obstáculos off-road, a Triton SR possui suspensão reforçada nas quatro rodas e freio a disco mais uma vez para quatro rodas. A tração, por sua vez, opera sempre em 4x4.

Triton SR
Divulgação

A carroceria do veículo pode ser de fibra de vidro (mais barato) ou de carbono (muito mais caro)

A Mitsubishi afirma que o veículo pode atingir até 175 km/h, o que é bastante quando se anda na terra. Segundo a montadora, a versão especial da picape se encaixa no regulamento da categoria Pró-Etanol do Rally dos Sertões, onde entram na disputa somente veículos movidos pelo combustível vegetal.

Triton SR
Divulgação

Como todo carro de rali, a Triton SR é devidamente emplacada para transitar por ruas e estradas

Entrar para este mundo a bordo da Triton SR custa a partir de R$ 225.000, mas se inclui no pacote itens como ar-condicionado, câmera on-board, painel e carroceria de fibra de carbono, entre outros (caros) detalhes, o preço da máquina de corrida pode bater nos R$ 500.000.

Thiago Vinholes

|