Modelo ainda recente no Brasil, no exterior o novo Yaris será revelado neste ano

Próxima geração do hatch compacto vai ganhar apelo mais esportivo e bom pacote de tecnologia
Acima projeção de Kleber Silva sobre o que podemos esperar para a nova geração do Yaris vendida no exterior

Acima projeção de Kleber Silva sobre o que podemos esperar para a nova geração do Yaris vendida no exterior | Imagem: Kleber Silva

Não, não espere por novidades no Toyota Yaris brasileiro tão cedo, uma vez que o modelo completou apenas um ano de mercado por aqui em junho deste ano. Seguindo o padrão atual da indústria automotiva, que prevê um facelift de meio ciclo depois de quatro anos e um salto de geração por volta do sétimo ano após a estreia, o Yaris produzido em Sorocaba (SP) ainda deverá permanecer do jeito que está por um bom tempo. A gama, inclusive, estreou recentemente a linha 2020.

No exterior, por sua vez, onde o Yaris tem um trajetória bem mais longa e está estabelecido como o hatch compacto da Toyota para disputar mercado com Volkswagen Polo, Ford Fiesta, entre outros, já correm os rumores de que a nova geração do modelo deverá ser revelada até o fim deste ano, talvez até no Salão de Tóquio.

O designer Kleber Silva fez um interessante trabalho pegando alguns elementos de carros mais recentes da Toyota, como as novas gerações de Corolla e RAV4, e mesclou todos os elementos de design desses automóveis preparando duas projeções sobre o que podemos esperar para o Yaris completamente renovado que chegará aos mercados de Europa e Ásia ao longo do ano que vem.

De acordo com a imprensa especializada ao redor do mundo, o Yaris deve perder um pouco do caráter racional e abraçar alguns elementos – tanto visuais bem como no conjunto mecânico e no acabamento – mais orientados à performance e esportividade. Esses são os motes, aliás, de grande parte dos concorrentes do Yaris lá fora e a Toyota, ao que tudo indica, resolveu contra-atacar com uma proposta semelhante. Até mesmo uma variante com a chancela da linha GR Sport (Gazoo Racing) estaria nos planos para o novo Yaris.

Além de um visual mais arrojado, o novo Yaris vendido na Europa e demais mercados do exterior deverá ganhar um sempre bem-vindo pacote de assistentes de condução mais avançados, conhecido dentro da fabricante japonesa como Toyota Safety Sense. O pacote será um dos destaques da nova geração do Corolla produzida no Brasil e contempla recursos como alerta de colisão com frenagem automática, piloto automático adaptativo, farol alto com comutação automática, entre outros.

Se aqui no Brasil o Toyota Yaris tem uma gama de motores convencional, apesar de ainda bem eficientes, lá fora o hatch deverá receber o propulsor 1.2 turbo e uma configuração híbrida deverá ser um dos destaques da nova geração do modelo. É claro que o Yaris brasileiro percorrerá um caminho bem diferente aqui no Brasil do que ele segue em países asiáticos ou europeus, mas, como tudo hoje ocorre em um contexto cada vez mais global, é sempre bom ficarmos de olho em tudo o que se passa nos mais diferentes mercados. E você acompanha tudo em nosso site!

 

Projeção de Kleber Silva sobre o que podemos esperar para a nova geração do Toyota Yaris vendida no exterior
Projeção de Kleber Silva sobre o que podemos esperar para a nova geração do Toyota Yaris vendida no exterior
Imagem: Kleber Silva

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!