Motor a combustão ainda dura 30 anos, diz BMW

Executivo da marca bávara afirmou em entrevista que a eletrificação dos modelos não acontece de uma hora para outra
Acima o motor 3.0 diesel com 4 turbos presente em modelos como o BMW M550d xDrive

Acima o motor 3.0 diesel com 4 turbos presente em modelos como o BMW M550d xDrive | Imagem: Divulgação

A BMW ainda vê espaço para os motores tradicionais de combustão interna no longo prazo, apesar de já ter um programa de veículos eletrificados avançado. Em entrevista à Automotive News Europe, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, Klaus Froehlich, garantiu que a BMW continuará fabricando e equipando seus carros com propulsores a diesel e a gasolina por pelo menos mais algumas décadas.

Segundo o Froehlich, propulsores turbodiesel de quatro e seis cilindros estarão disponíveis por pelo menos mais 20 anos, enquanto motores movidos a gasolina estarão em modelos da BMW por mais três décadas e que a eletrificação total não ocorrerá de uma hora para outra.

Mas nem tudo são flores. O executivo diz que alguns propulsores atuais serão descontinuados em virtude das regras anti-poluição cada vez mais rígidas. É o caso do V12 a gasolina, disponível no Série 7, que tem poucas unidades produzidas anualmente e não representa um modelo de negócios sólido, especialmente porque atualizá-lo para as novas regras demandaria altos investimentos. Especula-se na Europa que ele será descontinuado depois de 2023.

No caso dos motores turbodiesel, devem ser afetados os atuais 1.5 de três cilindros e o 3.0 seis-em-linha com quatro turbos. O propulsor maior e mais complexo deve ser descontinuado ainda em 2020 nos modelos M550d sedã e perua, mudança que também deve chegar posteriormente aos SUVs X5, X6 e X7 com nas configurações M50d.

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