Motor V16 de 2.230 cv usado em barcos é adaptado para carros

Propulsor originalmente fabricado para ser utilizado em embarcações de alta performance ganha aplicação veicular
Acima o motor de 14 litros e 16 cilindros produzido pela Sixteen Power

Acima o motor de 14 litros e 16 cilindros produzido pela Sixteen Power | Imagem: Divulgação

A fabricante de motores para barcos Sixteen Power já oferecia um propulsor de dimensões colossais para embarcações. Porém, segundo o site Muscle Cars And Trucks, a empresa já teria convertido um V16 de 14 litros de capacidade (14.000 cm³) para aplicações automotivas.

Esse motor deverá ser oferecido como um “crate engine”, ou seja, um motor completo pronto para ser instalado em determinados veículos. Nessa aplicação, o propulsor é equipado com nada menos do que quatro turbinas e é capaz de entregar incríveis 2.230 cv de potência. Difícil mesmo vai ser encontrar uma transmissão que aguente tanta força e pneus que consigam ter tamanha aderência.

Esse propulsor oferecido pela Sixteen Power é baseado na família LS de motores V8 da Chevrolet e, para ser utilizado em veículos, não em barcos, passou por algumas alterações. Entre elas estão a substituição dos cabeçotes refrigerados a líquido por peças convencionais e a troca das polias por peças apropriadas para receber correias de padrão automotivo.

Quem não quiser a potência máxima pode optar por adquirir o V16 com aspiração natural, ainda assim tendo capacidade para entregar qualquer coisa entre 912 cv e 1.419 cv para aplicações mais “mansas”. Esse propulsor está sendo vendido por um preço tão colossal quanto seu tamanho, saindo nos EUA em sua versão marítima por US$ 100 mil (cerca de R$ 405,8 mil).  

Acima o motor de 14 litros e 16 cilindros produzido pela Sixteen Power
Acima o motor de 14 litros e 16 cilindros produzido pela Sixteen Power
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags