Jair Bolsonaro promulgou, no último dia 30 de abril, a Medida Provisória 881/2019, que tornou-se conhecida como a "MP da Liberdade Econômica" e ela prevê uma mudança importante para o setor da distribuição automotiva. Segundo o texto, a atividade econômica aos domingos está liberada, o que passa a liberar o funcionamento das concessionárias em um dos dias de maior movimento para esse segmento do comércio. Com isso, estima a JAC Motors Brasil em comunicado para a imprensa, cerca de 9 mil vagas de empregos podem ser criadas no país.

O Grupo SHC, responsável pelas revendas da marca chinesa no Brasil, já anunciou que passará a abrir todos os dias a partir desta semana e iniciou o recrutamento de novos vendedores: a estimativa é aumentar em 15% o quadro para atender à legislação.

O setor automotivo tem seis mil concessionárias que empregam 60 mil vendedores. As nove mil vagas serão preenchidas caso todas as lojas contratem mais funcionários, acrescenta o Grupo SHC. 

“A proibição atrapalhava muito o varejo! Você retirava do consumidor o direito de visitar a concessionária em um dos dias de maior volume de vendas, o que era um absurdo!”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motos Brasil e do Grupo SHC. De acordo com ele, o domingo sempre foi o segundo melhor dia para o comércio varejista do setor automotivo. O empresário mantinha-se inconformado com a proibição, mesmo porque quando introduziu essa prática em suas lojas, ainda nos anos 90, teve que ampliar o quadro de funcionários de cada concessionária com vistas ao cumprimento das leis, que previam – e preveem – os devidos descansos remunerados. “É simples: se eu abro as lojas 30 dias por mês, em vez de 26, eu preciso contratar mais gente! Tanto que a rede autorizada JAC Motors está contratando desde já mais 25 vendedores para as lojas de todo o Brasil. E eu estimo um aumento de 10 a 12% nas vendas da marca só com essa medida”, prevê.

A JAC Motors vai contratar mais 25 colaboradores: “a MP 881/2019 foi uma excelente medida desse governo. Se as lojas de outras marcas seguirem o exemplo da JAC Motors e contratarem novos vendedores, poderemos ter imediatamente a abertura de 9 mil novos postos de trabalho. Isso é excelente pra toda a economia brasileira, pois a abertura das lojas um dia a mais na semana vai ampliar as vendas, gerando incontáveis novos empregos em toda a cadeia”, aposta o empresário. 

 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw