Depois de mais de 15 anos na ativa, a picape S10 deverá ganhar uma nova geração no ano que vem. A General Motors testa há algum tempo o novo modelo, mas o trabalho ganhou força nos últimos meses após a liberação da matriz, agora aliviada da crise de 2009.

Um sinal do estágio de desenvolvimento da S10 é o flagra do Blogauto na semana passada. Uma suposta picape Colorado foi fotografada pelo blog na região de São José dos Campos, em São Paulo.

De Colorado, no entanto, só mesmo a carroceria, usada para testar o novo chassi, transmissão e motor da S10. Um sinal disso pode ser notado na caçamba, mais curta que a original e trazida de uma geração mais antiga. Isso porque o entreeixos da Colorado original, de 3,2 m, é maior que o da futura S10, que deve ficar pouco acima de 3 m como hoje.

As imagens também revelam que a suspensão e o sistema de tração não eram da Colorado. Na cabine um seletor adaptado da atual S10 estava fixado console ao lado do painel da picape americana. Uma etiqueta denunciava algumas configurações de teste da tração 4x4 também.

Maior que a concorrência

Segundo apuramos, a GM planeja superar as maiores picapes do segmento hoje, a Amarok e a Hilux. A capacidade de carga deverá ser maior, mas o motor continuará um 2.8 litros turbodiesel desenvolvido pela MWM, mas com mais potência, torque e economia.

No entanto, se mantiver a estratégia vista em outros modelos, é provável que a GM não mate a atual S10, líder entre as picapes médias, mas com vendas voltadas para as versões mais baratas e para uso para trabalho. A nova, pelo contrário, virá para disputar o público que usa o utilitário como veículo de passeio.

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier |