Você é daqueles que compra o carro de acordo com a cor que mais lhe agrada ou escolhe alguma tonalidade já pensando na revenda?

Uma interessante pesquisa da Nissan realizada em alguns países da Europa revela que 86% dos participantes não acertam na hora de escolher a cor para seus carros.

A pesquisa descobriu que, apesar de atualmente existir muito mais opções de cores vibrantes e personalizações para a carroceria, os compradores ainda são muito conservadores na hora de comprar um carro novo.

Usando um critério de avaliação com base na personalidade dos participantes do estudo, aproximadamente um terço das pessoas deveria ter escolhido cores mais chamativas, como laranja, em vez dos tradicionais cinza e preto.

Para ajudar os consumidores, a Nissan aplicou recursos tecnológicos para desenvolver um Chatbot inovador em parceria com Karen Haller, uma verdadeira autoridade na área da psicologia da cor. Com mais de 20 anos de experiência, Karen tem trabalhado com várias marcas globais para compreender as decisões dos consumidores em relação à escolha de uma cor. Ativado via Facebook, o robô virtual apresenta a cor do carro que mais combina com a personalidade do usuário.

Aproximadamente 22% dos consumidores do novo Micra vendido na Europa, por exemplo, estão optando por personalizar seu carro, número acima das expectativas da Nissan. Durante o desenvolvimento da pesquisa, foram criadas perguntas para quantificar a personalidade por meio da análise de comportamentos e preferências.

Esta técnica já é usada para indicar a personalidade primária de uma pessoa, como, por exemplo, em testes realizados durante processos de recrutamento e seleção. Outras constatações interessantes da pesquisa revelaram que:

- A cor do carro de 86% dos participantes não combina com seu tipo de personalidade

- Aproximadamente dois terços dos participantes escolheram cores mais tradicionais e conservadoras.

- 38% tem um carro cinza ou preto

- 53% afirmaram que a cor tem um impacto na escolha do modelo. Mais da metade informou ter escolhido sua cor favorita

Com base em 5 mil respostas colhidas em países europeus, cores vibrantes como o laranja deveriam estar entre as mais pedidas. Estas cores representam a personalidade de pessoas otimistas, alegres e cheias de vida.

Karen comentou que: "fatores sociais também fazem parte das escolhas. Por exemplo, em períodos de incertezas na economia, é comum as pessoas preferirem não arriscar e acabarem optando por uma paleta mais neutra, como preto, branco ou cinza. Por isso, não é de surpreender que dois terços dos proprietários de veículos tenham escolhido tons mais conservadores".

"Frequentemente, nossas escolhas no tocante à cor são baseadas em aspirações. O preto é visto como uma cor aspiracional, sendo frequentemente associada a tecnologias de ponta e marcas inovadoras. Por isso, talvez não seja apenas uma questão de não querer arriscar. Pelo contrário – pode ser que os consumidores estejam escolhendo uma cor que eles associam ao segmento premium", acrescenta Haller.

Nossas escolhas em termos de cor nem sempre são determinadas por associações ou simbologias. Na verdade, estas percepções remontam à nossa infância e fazem parte de um complexo sistema inato, sobre o qual não temos controle algum.

As pessoas reagem à cor de diferentes formas e, com análises psicométricas feitas por especialistas como Karen Haller, é possível entender a relação entre os tipos de personalidade e as associações de cores.

Priyanka Gaitonde, designer sênior de cores na Nissan Design Europa, comentou que: "este novo Chatbot é uma forma inovadora de ampliar o trabalho que fizemos no estúdio de design para ajudar o consumidor a escolher a cor de carro que mais combina com sua personalidade".

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/