Na Europa, Jeep Compass ganha nova opção de câmbio de dupla embreagem em conjunto com motor 1.3 turbo

Propulsor contará com duas opções de calibração, podendo atingir até 152 cv
Acima o Jeep Compass Limited 2020 produzido na Europa

Acima o Jeep Compass Limited 2020 produzido na Europa | Imagem: Divulgação

Retomando a produção na fábrica da FCA em Melfi (Itália) para abastecer o mercado europeu, o Jeep Compass estreou boas novidades na região que vale a pena repercutirmos por aqui.

As principais evoluções ficam por conta de melhorias na conectividade e nas opções de conjuntos mecânicos oferecidos no SUV.

Agora os europeus terão a opção do Compass com o novo motor 1.3 turbo oferecido em duas opções de calibração. A variante inicial terá 131,8 cv (130 hp) atuando em conjunto com a transmissão manual de 6 marchas. Haverá também uma configuração mais potente, com 152 cv (150 hp), sendo que nesse caso o 1.3 turbo é associado a uma transmissão de dupla embreagem (DDCT) de 6 velocidades. O torque, comum aos dois níveis de potência, é de 27,5 kgfm. Vale destacar que o 1.3 turbo também conta com injeção direta e a terceira geração do sistema MultiAir, que controla a variação de tempo e curso para a abertura e fechamento das válvulas.

Segundo a Jeep, o Compass turbo europeu será oferecido somente com tração dianteira e a ideia da fabricante é realçar a qualidade dinâmica do modelo. Em conjunto com a nova opção de motorização mais eficiente, o Compass com a caixa DDCT contará com um modo Sport para otimizar as respostas do sistema de direção, acelerador e transmissão, que ficam configurados para entregar o melhor desempenho possível. A Fiat Chrysler também promoveu um novo acerto para a dirigibilidade do Compass europeu, além de incluir no SUV amortecedores de frequência seletiva (FSD na sigla em inglês).

Em resumo, a Jeep explica que o “novo Compass oferece mais precisão nas curvas em alta velocidade, garantindo menos oscilação e inclinação da carroceria e mais estabilidade de frenagem. Acima de tudo, o motorista experimenta um comportamento mais flexível e preciso na estrada, especialmente visível em rotas sinuosas”.

O Compass produzido em Melfi vai preservar a opção do motor 1.6 MultiJet II a diesel. Tanto essa opção como a 1.3 turbo a gasolina chegarão ao mercado europeu em junho. A variante híbrida plug-in 4xe, que está confirmada para o Brasil, terá o início das vendas previsto para uma etapa posterior, acrescenta a FCA. Em 2019, o Compass foi o modelo mais vendido pela Jeep no mundo, obtendo sucesso comercial em diversos países, como ocorre no Brasil.

Na área da conectividade, o Compass europeu vai oferecer a mesma tecnologia Uconnect Services que estreou no Renegade 2020 por lá. O sistema é operado pela central multimídia de mesmo nome (com opções de tela 7” ou 8,4”) e traz funções como o My Assistant (assistência em caso de acidente ou pane mecânica), Wi-Fi embarcado, entre outros. É um pacote de serviços semelhante ao que a Chevrolet já oferece no Brasil com o OnStar e sua central multimídia MyLink, sendo que alguns recursos da Uconnect Services também demandam o pagamento de uma assinatura para ativar algumas funcionalidades.

Aqui no Brasil, a Fiat Chrysler vai iniciar neste ano a produção local da nova família de motores turbo GSE (Global Small Engine), que contará com opções 1.0 e 1.3 e será aplicada aos modelos nacionais de Jeep e Fiat a partir de 2021. A gama GSE nacional será flex, podendo aceitar etanol ou gasolina, sendo que as últimas etapas de calibração estão sendo concluídas para a definição dos números locais de potência e torque. Por aqui, até o momento, o Compass produzido em Goiana (PE) conta com as opções de motores 2.0 flex da família Tigershark, que entrega até 166 cv, além do 2.0 turbodiesel com 170 cv e 35,7 kgfm de torque. Assim como ocorre na Europa, é muito provável que o Compass brasileiro também receba o propulsor 1.3 turbo flex, porém aqui ele deve trabalhar em conjunto com uma transmissão automática CVT para aprimorar a economia de combustível. As melhorias para a central multimídia Uconnect também podem estar no radar para o modelo produzido em Pernambuco.    

Detalhe da central multimídia Uconnect que estreia aprimoramentos no Compass europeu
Detalhe da central multimídia Uconnect que estreia aprimoramentos no Compass europeu
Imagem: Divulgação

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