Enquanto ainda não temos um direcionamento muito claro sobre o que a Nissan vai fazer com o March e o Versa no Brasil – modelos que precisam se atualizar rapidamente para não ficarem muito defasados em relação à concorrência – pelo menos na Europa a fabricante japonesa revelou dois novos motores 1.0 que é bom ficarmos de olho.

O primeiro deles é o 1.0 IG-T 100, que conta com turbo e injeção direta para entregar exatos 100 cv e pouco mais de 16 kgfm de torque. Esse motor é o sucessor do 0.9 turbo de 90 cv que equipava o Nissan Micra na Europa. Segundo a fabricante, o novo propulsor 1.0 emite menos CO2 e e ainda é mais econômico que o motor anterior.

Já a nova versão esportiva do Micra (como o March é conhecido em alguns mercados), chamada N-Sport, passa a trazer sob o capô o 1.0 DIG-T. O propulsor em questão destaca-se por não ser um motor totalmente diferente do IG-T, nas palavras da Nissan, sendo que o inédito 1.0 DIG-T nasceu em conjunto com o mesmo propulsor 1.3 turbo que a Daimler desenvolveu em conjunto com a aliança Renault-Nissan.

A Nissan adianta que o 1.0 DIG-T que vai estar presente no Micra N-Sport será capaz de produzir 117 cv e torque na casa de 18 kgfm.

É importante ficarmos de olho nessa movimentação da Nissan uma vez que o propulsor 1.3 turbo que a aliança desenvolveu com a Daimler deverá ser produzido no Brasil no curto prazo pela Renault, o que deverá ser aproveitado pela aliança Renault-Nissan por aqui de uma maneira geral. Sabendo do “parentesco” entre o 1.3 turbo e o novo 1.0 DIG-T, são grandes as chances de contarmos também com o motor de menor deslocamento em nosso país.

Vale a pena destacar que concorrentes da Nissan, como a Volkswagen, contam com propulsores semelhantes de muito sucesso no Brasil, como é o caso do 1.0 TSI. Na mesma linha, a Chevrolet também prepara o lançamento de um motor semelhante para equipar as novas gerações de Onix e Prisma.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/