Na Índia, Renault prepara SUV mais barato que o Duster, facelift do Kwid...

Confira projetos nos quais a marca francesa está trabalhando e que podem chegar ao Brasil
Acima o conceito K-ZE: inspiração para o futuro facelift do Kwid

Acima o conceito K-ZE: inspiração para o futuro facelift do Kwid | Imagem: Divulgação

Mercado automotivo que ganha cada vez mais relevância para as principais fabricantes globais, a Índia tem recebido uma atenção especial da Renault e boas novidades estão sendo trabalhadas para o mercado em questão. Pela semelhança do nível econômico dos dois países e alguns pontos de confluência entre o que os consumidores esperam encontrar em seu próximo automóvel, muito do que a Renault prepara para o mercado indiano tem uma grande chance de chegar ao Brasil. Um excelente exemplo é o Kwid, modelo que nasceu para a Índia e hoje também faz sucesso por aqui. Ao que tudo indica, a Renault pode utilizar sua base no mercado indiano para desenvolver novos produtos voltados especificamente para mercados emergentes, como é o caso do Brasil.  

De acordo com a Autocar India, alguns projetos da marca francesa em estado avançado deverão estrear em um curto período de tempo. Depois do interessante Triber, a Renault prepara sua investida no segmento de “SUVs subcompactos”, ou seja, modelos que ficam na casa dos 4 metros de comprimento como o recente Hyundai Venue. Com isso, a marca teria um modelo abaixo do Duster em termos de preço e tamanho.

Conhecido até então pelo nome de projeto HBC, a novidade, de acordo com a Autocar India, compartilharia muitos elementos do projeto com o Triber, começando pela plataforma CMF-A (a mesma aplicada no Kwid), bem como os conjuntos mecânicos com as opções dos motores 1.0 turbo e aspirado e transmissões manual ou automatizada. Como é comum em modelos da mesma família, para obter ganhos em escala vários elementos como painel, alavanca de câmbio, volante, entre outros devem ser compartilhados.

Segundo corre nos bastidores, a Datsun, uma das marcas da Aliança Renault-Nissan, poderia contar com uma variante do projeto HBC, no caso um SUV de tamanho similar, mas estilo um pouco mais esportivo. O que também se fala na Índia é que a Renault prepara em paralelo o facelift do Kwid por lá, o qual será amplamente baseado no conceito K-ZE revelado em 2018. Como o Kwid foi lançado no Brasil em 2017, as mudanças ainda podem demorar um pouco.

Se os planos de longo prazo da Renault para o Brasil se confirmarem, uma das novidades previstas para a marca é resgatar o Clio por aqui, aplicando a carroceria da nova geração vendida na Europa na plataforma mais simples do Sandero atual com o objetivo de torná-lo mais acessível. Com isso, fica a pergunta: e como ficaria o sucessor do Logan nessa história?

Pois é, mais uma vez o mercado indiano pode nos apresentar a solução. Por lá, a Renault trabalha em um inédito sedan compacto conhecido pela designação LBA. Enquanto o futuro “SUV subcompacto” está previsto para estrear no fim de 2020 ou no máximo o começo de 2021, o sedan compacto oriundo da mesma família deve ser apresentado um pouco depois.

Como é possível notar, ao longo dos próximos anos o projeto original do Kwid resultará em uma prolífica família no mercado indiano, com projetos muito interessantes para a Renault aproveitar por aqui também. Vamos acompanhar de perto os próximos passos da marca no Brasil.

Renault Triber 2020
Acima o Renault Triber indiano: inspiração para o futuro SUV subcompacto da marca francesa 
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa