Nissan irá produzir rival do Golf

No entanto, montadora ainda não divulgou detalhes do veículo que será produzido na Espanha

Nissan | Imagem: Nissan

A Nissan irá produzir um novo hatch médio para concorrer com modelos como o Volkswagen Golf e o Ford Focus. A montadora japonesa ainda não liberou nenhuma informação sobre o novo veículo, apenas que sua produção terá início em 2014 na unidade de Barcelona, na Espanha.

O modelo marca o retorno da Nissan ao segmento de compactos na Europa. Seu último veículo desta categoria, o Almera, parou de ser comercializado por lá em 2006. A Nissan espera que o novo carro a ajude a ser a marca asiática nº 1 em vendas na Europa, posição ocupada no momento pela Toyota.

A fábrica da Espanha receberá um investimento de 130 milhões de euros (cerca de R$ 360 milhões) para criar capacidade de produção de 80.000 unidades por ano, segundo comunicado divulgado pela empresa. O investimento irá criar 1.000 empregos diretos e 3.000 indiretos. Atualmente, a planta de Barcelona produz o SUV Pathfinder, a picape Navara (Frontier no Brasill) e a van comercial NV200.

"Nos próximos anos, a fábrica de Barcelona irá funcionar em plena capacidade, com produção anual de mais de 200 mil unidades. Tendo em conta a atual crise, esta não é apenas uma conquista para a Nissan, mas para toda a indústria espanhola", declarou Frank Torres, chefe da Nissan Espanha para o site Automotive News Europe.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!