Nissan Note estreia nova geração com um atributo que cairia muito bem ao Kicks nacional

Modelo contará exclusivamente com o novo sistema de propulsão híbrida e-Power
Terceira geração do Nissan Note

Terceira geração do Nissan Note | Imagem: Divulgação

Modelo que já foi cogitado para o mercado brasileiro, onde seria uma resposta da Nissan ao Honda Fit, o Note estreia nesta semana sua terceira geração no Japão.

É interessante acompanharmos a estreia do modelo uma vez que o Note 2020 será movido apenas pela segunda geração do conjunto propulsor híbrido e-Power. Ela foi lançada neste ano no Kicks e destaca-se pelo ganho de 10% no torque e 6% na potência, aprimorando ainda mais as acelerações e retomadas nos modelos onde é aplicada.

Além disso, a segunda geração do sistema e-Power traz um inversor 40% menor e 30% mais leve, o que colabora para aprimorar a eficiência do automóvel como um todo.

O principal ponto que diferencia o e-Power de outros conjuntos híbridos é que o motor a combustão trabalha apenas como um gerador para recarga a bateria principal do sistema, cabendo somente ao motor elétrico tracionar o carro. Com isso, o propulsor a gasolina opera em baixas rotações e da maneira mais controlada possível para emitir poucos gases poluentes e consumir muito pouco combustível em sua operação.

Na segunda geração do sistema e-Power, acrescenta a Nissan, o motor a gasolina trabalha em uma faixa de rotação ainda mais baixa do que a primeira geração do conjunto. Um ponto interessante é que, ao combinar vários sensores do automóvel, o propulsor térmico entra em operação somente em situações onde o barulho de rodagem do carro aumenta, garantindo que o motor a combustão permaneça desligado em momentos onde o silêncio é desejável, como em um engarrafamento. No vídeo logo depois do texto é possível notar que o Note 2020 de fato emite muito pouco ruído. 

Terceira geração do Nissan Note
Terceira geração do Nissan Note
Imagem: Divulgação

Interessante pontuar que a Nissan confirmou para dezembro deste ano a introdução de uma variante com tração integral para a terceira geração do Note, posicionando um motor elétrico por eixo. Sabemos que a Nissan tem nos planos aplicar a tecnologia e-Power no Kicks nacional e, sem dúvida, se a marca conseguir trazer para cá não só o sistema híbrido para o SUV como também somar a opção de tração integral, certamente o Kicks ganharia uma melhora exponencial em seus atributos técnicos frente aos principais concorrentes.

No Japão, onde já é comercializado, o Kicks e-Power conta apenas com tração dianteira e seu motor elétrico entrega 129 cv e 26,5 kgfm de torque, o que sugere um nível de desempenho interessante. Resta saber, na variante do conjunto e-Power com tração integral, qual seria o ganho em potência e torque. De qualquer forma, nos parece uma tecnologia extremamente interessante e promissora, sobretudo ao permitir tração integral.

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!