Nissan Rogue Dogue e X-Trail 4 Dogs: os carros amigos dos animais

Nissan mostra no Salão de Nova York uma versão do Rogue totalmente adaptada para o transporte de animais
Nissan Rogue Dogue

Nissan Rogue Dogue | Imagem: Divulgação

A Nissan apresentou uma novidade bem interessante no Salão de Nova York, que abre as portas ao público nesta semana. Trata-se do “Rogue Dogue”, uma versão adaptada do crossover destinada a oferecer o máximo de conforto para o transporte dos animais de estimação. O modelo conta com mimos como vasilhas de comida a água embutidos, cama personalizada removível e até mesmo um chuveiro com um sistema de secagem para aqueles momentos em que você precisa tirar a sujeira do seu mascote.

Para desenvolver o “Rogue Dogue”, a Nissan contou com a ajuda de Dennis McCarthy, profissional que coordenou os carros usados na franquia Velozes e Furiosos. A fabricante também patrocinou uma ampla pesquisa com os donos de animais de estimação e levantou alguns dados interessantes. Segundo o estudo com 400 pessoas, para 83% deles, o fato do carro oferecer algum recurso extra projetado para o conforto dos animais é um fator que impacta na decisão sobre qual carro escolher.

Ainda na pesquisa, os participantes elencaram os itens mais valorizados que um carro pode oferecer para o transporte de animais. Dentre eles figuram ganchos para anexar guias (81%), dispensador de água sem derrames (74%) e rampa para cães (55%). Com todos os dados reunidos, McCarthy e a empresa Vehicles & Effects criou o Rogue Dogue com os seguintes recursos:

- Cama removível personalizada para o porta-malas
- Dispensador de água incorporado (rebatível) nas laterais que evita derrames
- Distribuidor de alimentos para cães incorporado (dobrável)
- Rampa-escorregador para fácil acesso ao compartimento traseiro para cães pequenos ou idosos
- Chuveiro 360º graus, com aro e mangueira, com reserva de água pressurizada
- Sistema integrado de secagem de cães com secador de ar comprimido e acoplamento de mangueira externa
- Aberturas de ar aquecidas no porta-malas
- Materiais personalizados fáceis de limpar
- Passagem modificada na segunda fileira de bancos para passagem dos animais
- Divisória removível com logotipo "Rogue Dogue" entre a segunda fila e a área de carga
- Ganchos próximos dos apoios de cabeça traseiros para anexar guias
- Piso elevado na área do porta-malas para acomodação da rampa e de gaveta
- Porta-sacos para dejetos na parede lateral
- Câmeras para capturar as experiências de viagem de cão (cabeça para fora da janela, interação entre o cão e outros motoristas, etc) - para visualização posterior
- Kit de primeiros socorros para o animal

Em março, o braço europeu da Nissan já havia revelado uma adaptação semelhante, no caso do “X-Trail 4 Dogs”. Vale lembrar que X-Trail é a denominação do Rogue no mercado do Velho Continente.

Com o mesmo conceito do "Rogue Dogue", o “X-Trail 4 Dogs” tem porta-malas completamente modificado para oferecer espaço para até dois animais. A área de 445 litros foi transformada em uma verdadeira "casa", graças a uma série de dispositivos cuidadosamente escolhidos para aumentar o prazer de transportar o seu cão.

Por exemplo, o Nissan X-Trail 4Dogs tem tudo para manter o conforto e a limpeza dos pets após caminhar em um terreno enlameado, desde uma ducha com movimento de 360º até um secador para o pelo molhado. Já a rampa permite que os cães subam sozinhos para o porta-malas – e os donos fiquem livres da lama. Depois, um sistema integrado de secagem fornece ar quente para a área.

Os cães também podem relaxar em uma luxuosa cama ou se deliciar com comedouro e bebedouro à prova de sujeira. Já a rede instalada entre o porta-malas e os bancos traseiros garante a segurança durante o trajeto.

Tanto o motorista como o passageiro dianteiro podem ficar de olho nos pets graças à tecnologia dog-cam. Integrada de forma engenhosa ao sistema de infoentretenimento NissanConnect do X-Trail, ela permite que tanto o cão como o dono se visualizem uns aos outros por meio de um display de 7" localizado no painel e uma nova tela LCD de 10" instalada no porta-malas. O dono também pode acalmar o cachorro, falando com ele por meio de um sistema de áudio.

Os acessórios de lavagem e secagem são armazenados em uma gaveta de fácil acesso no porta-malas. Para garantir o máximo conforto para os cães, novos compartimentos laterais armazenam comida, sacos de lixo e guia. O conceito X-Trail 4Dogs também oferece uma grade de proteção para ser instalada sobre os bancos traseiros como acessório original.

Por último, todo o porta-malas é revestido com um couro premium de fácil limpeza, para que sujeira e pelos sejam facilmente removidos.

A Nissan desenvolveu o conceito X-Trail 4Dogs após um estudo com mais de 1.300 proprietários de cães, realizado pelo Kennel Club, do Reino Unido, que é reconhecido como a maior organização para promoção da saúde e bem-estar animal naquele país.

A pesquisa revelou que:

- Quase todos os proprietários de cães (99,9%) consideram o cão como parte da família;
- Um número semelhante de pessoas (98,7%) usa o carro para transportar o cachorro;
- Quase 90% dos entrevistados compraria um carro que tivesse itens para aumentar o conforto dos cães;
- 88,7% deles levam o cachorro no carro pelo menos uma vez por semana;
- 90,5% transporta o cachorro no carro por trajetos de 10 minutos ou mais;
- Mais da metade (54,7%) gostaria que seu veículo oferecesse melhor acesso para o cachorro;
- Aproximadamente ¾ (71,5%) transportam o cachorro no porta-malas ou no banco de trás;
- Mais da metade (50,9%) disse que um carro com porta-malas grande é ideal para transportar o cachorro.