Nova Amarok chega às lojas, mas motor V6 fica para 2017

Picape média recebeu o leve facelift visto no exterior, além de novos equipamentos, mas novidade mecânica ainda não está disponível
Volkswagen Amarok 2017

Volkswagen Amarok 2017 | Imagem: Divulgação

Depois de sete anos, a picape Amarok recebeu sua primeira reestilização e no estilo ‘Volkswagen’, ou seja, leves mudanças visuais que são mais perceptíveis nos novos para-choques. A grade da picape está diferente, com frisos cromados e filetes verticais, dependendo da versão. De quebra, ela ganha uma nova versão topo de linha, a Extreme.

As novidades poderão ser vistas no Salão do Automóvel, mas o utilitário já está chegando às concessionárias da marca. No entanto, o aguardado motor 3.0 V6, apresentado na Europa, ficou para 2017, segundo o AUTOO apurou. Com cerca de 224 cv de potência e 56 kgfm de torque, o propulsor deve fazer frente ao aumento de potência de suas concorrentes, mas não substituirá o 2.0 biturbo atual. A ideia é que ele receba uma atualização para aprimorar as emissões de poluentes e assim se enquadrar na legislação. É uma boa notícia, afinal trata-se de um motor moderno e de tocada bastante agradável.

Pioneira na eletrônica

Quando foi lançada, em 2009, a Amarok compensou a falta de tradição da Volkswagen em picapes médias com um modelo que antecipou a tendência urbana e ‘eletrônica’ do segmento. Além do próprio motor com volume bem menor que os rivais, ela introduziu um câmbio automático moderno e vários recursos como assistente de partida em rampa, tração integral sob demanda e até o assistente de descida, algo que todas as concorrentes acabaram aderindo bem depois.

Agora, na linha 2017, a Amarok introduz indicador de pressão dos pneus e o inédito sistema de frenagem automática pós-batida. Parece estranho, mas o recurso mantém os freios atuando após um choque para reduzir a energia cinética e, consequentemente, possíveis ferimentos aos ocupantes.

Mais sofisticação a bordo

Na época, o interior da Amarok mostrava-se bem mais próximo do que vemos em automóveis, mas agora a Volks repensou todo o cockpit para aprimorar essa sensação. As mudanças vão de bancos mais ergonômicos a um novo painel de instrumentos mais completo e com central multimídia que se conecta aos smartphones mais modernos.

A Amarok 2017 será vendida nas versões S (a única a usar a versão de 140 cv do motor 2.0), SE, Trendline, Highline e Highline Extreme com preços entre R$ 116.990 e R$ 176.990.

Veja também: ranking de vendas das picapes média em 2016

Assine a newsletter semanal do AUTOO!