Nova Fiat Strada: saiba qual é a versão indicada para diferentes perfis

Modelo traz ao todo três versões e duas opções de motor e carroceria
Fiat Strada 2021

Fiat Strada 2021 | Imagem: Divulgação

Líder do segmento de veículos comerciais no Brasil, a Fiat Strada não passava por uma renovação profunda desde sua estreia, em 1998. Todo esse tempo fez a Fiat amadurecer bastante o projeto de sua picape compacta, entendendo com muita precisão as necessidades do seu público e as melhores formas de atendê-los.

É inegável que a aquisição da Chrysler fez muito bem ao conglomerado italiano, que passou a ter acesso a tecnologias e expertise da empresa norte-americana em áreas onde a Fiat não atuava até então, como a das picapes de maior porte. A união com a Chrysler, por exemplo, permitiu que a Fiat construísse modelos como a Toro, com sua robusta concepção monobloco que permite transportar até uma tonelada de carga.

Com ajuda da Chrysler, a Fiat também retrabalhou sua arquitetura de compactos, começando pelo Argo. É inegável que o hatch e o seu sedan derivado Cronos elevaram o patamar dos carros da marca em termos de comportamento dinâmico, tudo isso embalado pela competência italiana e brasileira no design e nas soluções de acabamento interno.

Essa mesma arquitetura presente no Argo e no Cronos serviu como base para a renovação completa da Strada. Agora muito mais moderna, um dos grandes avanços do modelo consiste em sair de fábrica com os controles de tração e estabilidade, dupla de segurança ativa muito importante em qualquer carro. No caso da Strada, inclusive, o trabalho de calibração da Fiat consistiu em tornar o ESP (sigla em inglês para a tecnologia) apto a interpretar as situações em que o veículo está carregado ou não, adaptando sua melhor forma de atuar.

Ao todo temos na nova Fiat Strada 2021 um catálogo relativamente enxuto de versões, uma tendência correta que diversas marcas estão adotando em seus mais recentes lançamentos. No caso da picape, são três opções de versões contemplando dois tipos de carrocerias e motorizações. O câmbio, comum a todos, é o manual de 5 marchas, mas algumas informações sinalizam que a Fiat deverá adicionar em um futuro próximo uma opção automática CVT para a Strada, o que será um diferencial importante para a picape.

Vamos, então, a uma análise sobre cada uma das versões da Strada 2021 e entender, em profundidade, para qual perfil de consumidor cada uma delas se encaixa:

Strada Endurance 1.4 Cabine Plus – R$ 63.590

É a opção racional por excelência da nova Strada e voltada ao uso profissional. Em relação à primeira geração do modelo, a nova Strada só traz vantagens para quem precisa de um veículo que será um companheiro de trabalho. A capacidade volumétrica da caçamba alcança 1.354 litros, enquanto agora é possível transportar mais carga, no caso até 720 kg.

Comparada com a Strada anterior, a vantagem da carroceria Cabine Plus é oferecer um pouco mais de espaço no habitáculo para acomodar mochilas ou equipamentos de trabalho sem deixá-los expostos na caçamba, inclusive protegendo-os de intempéries climáticas.

Outro ponto diz respeito à própria segurança em si. O controle de estabilidade atuando em conjunto com o controle de tração avançado E-Locker será uma boa ajuda para quem precisa trabalhar em locais mais afastados, claro que respeitando os limites do modelo.

A Strada Cabine Simples de primeira geração seguirá em linha com preço mais acessível (R$ 61.590), porém o considerável avanço da nova Strada 2021 em sua versão de entrada a torna uma pedida muito melhor. A diferença em termos de preço também não é muito grande, o que realça as vantagens da nova geração.  

Para manter o preço competitivo na Strada Endurance, até mesmo as calotas são opcionais (R$ 150), além da trava e dos vidros elétricos (R$ 2.500 incluindo alarme). Ela também pode receber capota marítima (R$ 800), protetor de cárter (R$ 200) bem como a nova central multimídia (R$ 3.490) ou rádio (R$ 1.500) para quem desejar um pouco mais de conforto.

O motor 1.4 foi mantido para “segurar” o preço da picape, mas ainda mostra que dá conta do recado, oferecendo desempenho suficiente e, o mais importante nesse caso, economia de combustível.

De série, a picape nessa configuração conta com ar-condicionado, direção hidráulica (nas demais versões a assistência passa a ser elétrica, sistema mais caro e eficiente), computador de bordo, o já citado controle de estabilidade, entre outros itens incluindo a suspensão elevada.

Strada Endurance 1.4 Cabine Dupla – R$ 74.990

O preço das variantes cabine dupla da Strada encarecem sensivelmente o modelo, porém a picape traz em conjunto com a carroceria mais espaçosa o reforço da segurança promovido pelos 4 airbags (frontal duplo obrigatório mais os laterais que alcançam também a cabeça dos ocupantes), além do sistema de fixação Isofix para cadeirinhas de crianças.

Em termos de equipamentos, a Strada Endurance com cabine dupla segue a mesma lista de itens de série e opcionais da variante Cabine Plus.

A Strada Endurance Cabine Dupla surge como a opção para empresas que precisam combinar o transporte de cargas e funcionários ou profissionais liberais que trabalham acompanhados por equipes. Agora podendo efetivamente transportar até cinco pessoas, a configuração também pode ser uma boa compra para profissionais independentes que gostariam de encontrar, em um único carro, ampla versatilidade para o trabalho assim como conforto interno para o transporte da família.

Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Plus – R$ 69.490

Chegando em seu catálogo intermediário, temos na Strada Freedom a primeira versão “civil” da nova geração da picape, ou seja, destinada a um público que vai utilizar o modelo muito mais como um carro de passeio, seja em viagens bem como no uso cotidiano, e gosta do estilo mais jovial que as picapes compactas sempre entregaram.

O preço sobe bastante na comparação com a Endurance, mas temos na Strada Freedom o melhor desempenho do motor 1.3 Firefly aliado ao baixo consumo e um conjunto de itens de série que realçam o conforto e o estilo da picape, com destaque para as rodas de liga leve aro 15”, rádio, trio elétrico, entre outros. Obviamente que todos os itens de série na Strada Endurance também são contemplados na versão Freedom. 

Um bom opcional para a Strada Endurance Cabine Plus é a nova central multimídia (R$ 2.990), que destaca-se por oferecer espelhamento de smartphones via Apple CarPlay ou Android Auto sem o uso de cabos.

Fiat Strada Freedom 1.3 Cabine Dupla – R$ 77.990

O mesmo raciocínio da Strada Endurance Cabine Dupla vale aqui para sua equivalente no catálogo Freedom, com uma observação importante: se você deseja o modelo com a central multimídia, vale muito mais a pena partir de uma vez para o catálogo topo de linha Volcano. A Strada Freedom Cabine Dupla com o "Pack Tech" alcança R$ 80.980, portanto superando o valor cobrado pela marca na versão imediatamente acima.

Fiat Strada Volcano 1.3 Cabine Dupla – R$ 79.990

A Fiat deixou claro durante o lançamento da nova Strada 2021 que deseja aumentar a participação do seu público que utiliza a picape em atividades recreativas de uma base atual que gravita em 5% para algo na casa de 25%.

Certamente a nova versão Volcano da picape compacta exercerá uma boa ajuda para que a fabricante alcance sua meta.

Com custo-benefício competitivo e um conjunto de itens de série robusto, a nova Strada Volcano conta com faróis em LED, a nova central multimídia com tela de 7”, câmera de ré, revestimento dos bancos mesclando couro e tecido, sensor de estacionamento, entre outros recursos. Seu único opcional serão as rodas de liga leve aro 16” custando R$ 2.500.

Bastante equilibrada, a Strada Volcano torna-se uma opção real para famílias ou casais que gostariam da experiência de contar com uma picape na garagem de casa figurando até mesmo como seu carro único. Um modelo desse tipo traz algumas vantagens interessantes. Se considerarmos que a caçamba da Strada cabine dupla é suficiente para 844 litros de bagagem, esse volume não é equiparado por nenhum modelo de porte compacto, incluindo sedans.

Além disso, como é um compartimento aberto, é possível transportar objetos mais volumosos na Strada com bem mais tranquilidade do que em um hatch com os bancos rebatidos, por exemplo. Para quem tem um estilo de vida mais ativo, realizando passeios de bicicleta, entre outras atividades, certamente é um atributo a ser considerado. 

Logo, o ganho em conforto e sofisticação certamente fará um número maior de consumidores levarem em consideração a compra da nova Strada, sobretudo quando ela receber sua variante automática muito provavelmente nas versões que já contam com o motor 1.3 Firefly. Mantendo a robustez que a projetou no segmento, porém agora muito mais moderna, eficiente e conectada, a Strada certamente vai registrar números de vendas ainda mais admiráveis nos próximos meses. 

Fiat Strada 2021

Fiat Strada 2021

Assine a newsletter semanal do AUTOO!