Nova Ford Ranger Raptor pode ganhar motor 3.0 V6

Nova geração da caminhonete da marca do oval azul está à caminho e também deverá oferecer opção turbodiesel
Ford Ranger Raptor: nova geração deve ganhar motor V6

Ford Ranger Raptor: nova geração deve ganhar motor V6 | Imagem: Divulgação

A próxima geração da Ranger já está em desenvolvimento e, junto da próxima Amarok, deverá ser um dos primeiros resultados concretos do acordo de cooperação assinado entre Ford e Volkswagen para o desenvolvimento de veículos comerciais e elétricos de forma conjunta. Enquanto a estreia não acontece, a marca do oval azul pode já estar pensando em uma das versões mais radicais da Ranger atual, a Raptor, para a próxima geração.


Informações obtidas pelo site australiano CarAdvice dão conta de que a Ford não só manterá a Ranger Raptor no catálogo da próxima geração da caminhonete como também já está pensando em novas opções de motorização para esta que é a versão mais aventureira da atual interação da picape média.


Hoje, a Ranger Raptor dispões apenas de um 2.0 turbodiesel de 213 cv. No Brasil, a versão nem existe e o mais próximo que chegamos é a Ranger Storm, com o mesmo 3.2 turbodiesel das versões convencionais e 200 cv de potência. Os planos da Ford, de acordo com a publicação australiana, devem incluir também uma opção a gasolina.


Criticada pela falta de opção mais performática, a Ford Ranger Raptor deverá adotar na próxima geração o 3.0 V6 biturbo a gasolina já utilizado pelo atual Ford Explorer ST norte-americano, entregando 405 cv de potência e 57,4 kgfm de torque, sendo aliado a uma transmissão automática de dez marchas como o SUV. Com isso, o desempenho seria elevado substancialmente, mas não o suficiente para que a Ranger Raptor canibalize a F-150 Raptor, maior e com um motor 3.5 V6 turbo a gasolina de 455 cv.


Apesar de trazer um novo apelo com o motor a gasolina, a nova geração da Ranger Raptor não deve deixar de lado as opções turbodiesel, mais apreciadas fora do mercado norte-americano. Para essa aplicação, a Ford poderá lançar mão do atual 3.0 V6 turbodiesel utilizado pela atual Ford F-150, que entrega 253 cv de potência e 60,8 kgfm de torque.

Ford Ranger 2021
Ford Ranger 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!