Nova geração da Toyota Hilux dará salto em conforto e dirigibilidade

Evolução da Tundra antecipa detalhes da suspensão que a Toyota prepara para suas picapes
Toyota Hilux 2021

Toyota Hilux 2021 | Imagem: Divulgação

É fato que até hoje a Toyota Hilux fica devendo em termos de conforto e suavidade ao rodar, em especial quando trafega sem muita carga, se comparada a algumas de suas rivais.

Embora isso não seja algo que afaste os consumidores da picape, uma vez que ela segue liderando com folga o segmento de médio porte, a Toyota sabe que esse é um ponto que requer atenção na Hilux.

É fato que a fabricante promoveu algumas melhorias estruturais e no conjunto de suspensão da picape a partir da linha 2021. Os aprimoramentos ajudaram, mas ainda estão longe de oferecer uma resposta definitiva.

Ao que tudo indica, a solução completa para melhorar exponencialmente o conforto a bordo da Hilux, bem como suas respostas ao volante, começa a ser revelada pela Toyota por meio da nova Tundra 2022.

A picape atualizada será lançada nos EUA no fim deste ano, contudo a Toyota antecipou nesta terça-feira (10) os primeiros detalhes do conjunto de suspensão totalmente novo que a evolução da Tundra vai entregar.

Virando a página

Prometendo “virar uma nova página”, a Toyota explica que seus engenheiros “repensaram a suspensão para definir um novo padrão de desempenho dentro e fora da estrada”.

Como é possível ver nas imagens iniciais reveladas pela marca, a Tundra 2022 vai trocar o elemento elástico da suspensão traseira do arcaico, porém robusto, feixe de molas convencional por uma combinação de molas helicoidais.

Com isso, é esperado que a Tundra passe a oferecer uma dinâmica mais refinada, bem como uma dose extra de suavidade ao rodar.

Considerando que a próxima geração da Toyota Hilux vai migrar para uma plataforma completamente nova (GA-F), a inspiração para o conjunto de suspensão vinda da nova Tundra 2022 é algo que parece ser bastante concreto.

Atualmente, utilizando soluções de engenharia como materiais avançados e até mesmo braços e outros elementos no conjunto, é possível desenvolver uma suspensão tão robusta como a aplica atualmente na Hilux, mas que também consiga conciliar o compromisso com respostas mais agradáveis aos passageiros sobretudo em vias com pavimentação irregular.

Como abordamos em outra reportagem, a previsão é que a nova geração da Toyota Hilux poderá ser revelada globalmente em 2024, inaugurando a linha 2025 da picape.

Detalhe da nova suspensão aplicada na Toyota Tundra 2022
Detalhe da nova suspensão aplicada na Toyota Tundra 2022
Imagem: Divulgação